2014

UFGD realiza na próxima semana 3ª Feira do Livro e encontro de incentivo à leitura PROLER

Atualizada: 05/11/2014
Inscrições para apresentações de trabalhos no PROLER encerram hoje

Usar o Facebook para estimular a leitura e escrita entre jovens; incentivar a leitura de livros através de filmes; dicas para escrever, editar e divulgar seu próprio livro. Esses são temas de alguns dos minicursos que vão acontecer durante o IX Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER). O evento acontecerá dias 13 e 14 de novembro, na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (FACALE/UFGD).
Além de 13 minicursos, o PROLER vai oferecer 13 oficinas com temas variados, voltados para professores(as) que atuam na alfabetização de crianças e adultos, e professores das áreas de Língua Portuguesa ou Literatura.
A programação do PROLER também vai contar com apresentação oral de trabalhos de pesquisa na área de letramento, leitura e alfabetização. Ainda podem ser apresentadas Experiências de Ensino como, por exemplo, trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
As informações sobre as inscrições estão disponíveis no site do evento, onde também consta a programação: https://sites.google.com/site/ixprolerdourados2014.
Maratona Cultural
O PROLER integra Maratona Cultural da UFGD, que realiza nos dias 13 e 14 o 1º Festival da Canção, o 1º Festival Gastronômico e a 3ª Feira do Livro e da Leitura.
Tanto a Feira do Livro quanto o PROLER vão acontecer pela manhã e tarde dos dias 13 e 14, na FACALE/UFGD, que fica na Cidade Universitária.
Já o Festival da Canção vai acontecer nos dias 13 e 14, à noite, no Centro de Convivência da UFGD, também na Cidade Universitária. No dia 13, dez semi-finalistas vão se apresentar no Festival da Canção; e no dia 14 sobem ao palco os seis finalistas selecionados dentre os 27 inscritos para o festival.
O Festival Gastronômico será realizado também nos dias 13 e 14, das 10 horas às 22h30 no Centro de Convivência. Podem se inscrever para mostrar seu talento culinário os docentes, estudantes e técnicos da UFGD. As barracas devem ser temáticas, com comidas japonesa e chinesa, portuguesa, mexicana, árabe, nordestina, baiana, mineira, goiana, sul-mato-grossense, churrasco, feijoada, comida de boteco, sobremesas do Brasil ou bebidas do Brasil (com exceção de cerveja). A barraca escolhida como a melhor, em quesitos como animação, compatibilidade temática, atendimento e prato, levará o troféu de campeã e um prêmio de R$ 200,00.
Mais informações sobre os festivais da Canção e Gastronômico podem ser obtidas pelo e-mail cultura@ufgd.edu.br ou pelo telefone 3410-2874/2877.