Agosto

UFGD realiza 2ª edição da Feira de Ciências e Engenharias

Atualizada: 08/08/2016

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza, de 29 de agosto a 02 de setembro, a segunda edição da Feira de Ciências e Engenharias (FECEN). O evento envolve estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico, além de acadêmicos de 26 cursos de graduação e 04 de pós-graduação da Universidade.

O período para inscrição de projetos está encerrado, mas os interessados em conferir a programação podem se inscrever no dia do check-in, 29 de agosto. O evento irá contar com apresentação de invenções, atividades culturais, minicursos, palestras e premiações dos melhores trabalhos.

Mais informações sobre a II FECEN podem ser obtidas pelo site www.fecen.com.br ou pelo e-mail ufgd@fecen.com.br.

Trajetória FECEN

A FECEN/UFGD é um projeto de extensão que visa estimular alunos de ensino básico e superior a desenvolver projetos de pesquisa, além de aproximar a escola da Universidade. Criado em 2014 com a colaboração de 140 extensionistas e 30 docentes, teve sua primeira edição em 2015 com a participação de 300 estudantes dos diversos níveis de ensino, e 55 engenhocas apresentadas.

Este ano, delegação de Mato Grosso do Sul, composta por 25 alunos e 10 professores, levou para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), em São Paulo, 17 projetos de pesquisa da área científica e tecnológica.

Entre eles, esteve o projeto “Agroduíno: Sensoriamento Agrícola”, de autoria de Vinícius Feres Belló (IFMS – Campus Ponta Porã), apresentado e premiado na I FECEN/UFGD. O estudante desenvolveu, juntamente com o professor Eder Villalba, uma ferramenta de baixo custo que permite a produtores rurais monitorar fatores climáticos importantes para o cultivo. O projeto consiste em um minicomputador que interliga sensores indicadores do tempo, como temperatura, umidade e qualidade do ar e do solo. O programa já foi desenvolvido na versão para computador e também em aplicativo para Android.

Após ser premiado na primeira edição da Feira da UFGD, Vinícius recebeu a credencial para a FEBRACE e foi classifcado em 1º lugar na categoria Agricultura. Além disso, o estudante recebeu credencial para a GENIUS Olympiad 2016 – International High School Environmental Project e, concorrendo com mais de 600 projetos de 85 países, ficou em 10º lugar.

Calendário Nacional

A Feira de Ciências e Engenharias da UFGD agora faz parte do calendário nacional de atividades científicas e tecnológicas. Visando o aumento da propagação da pesquisa científica no estado e no Brasil, em 2016 a Feira recebeu aprovação de filiação na Associação Brasileira de Incentivo a Tecnologia e Ciência (ABRIC).

Sob orientação do professor Heberth Juliano Vieira (FACET), participam da organização da FECEN/UFGD acadêmicos e professores das faculdades FACET, FCBA, FCA, FAEN, FCS, FACALE, FACE e FAED.

Com informações da Assessoria Sinterpa