UFGD participa de fórum nacional sobre políticas públicas para indígenas

Atualizada: 07/04/2015
Começa amanhã (7), em Cuiabá (MT), o 1º Fórum Nacional de Políticas Públicas para o Setor de Esporte e Lazer para os Povos Indígenas (FOPPELIN). O encontro tem como objetivo envolver os indígenas no processo de conhecimento e formação de agenda de políticas públicas para a área de esporte e lazer.

Estando a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) localizada no interior de Mato Grosso do Sul, estado com a segunda maior população indígena do país, não poderia ficar de fora dessa importante discussão.

Juntamente com um representante de cada etnia do MS (kadiwéu, kanikinau, guarani, kaiowá e terena), participam do evento a professora Marina Vinha, do curso de Educação Física da UFGD e o professor Rosenildo Carvalho Barbosa, da aldeia Rancho Jacaré (Laguna Carapã), membro do Conselho Aty Guassu e do Movimento de Professores Guarani.

Esse é o segundo evento junto ao Ministério do Esporte do qual a UFGD participa. O primeiro deles aconteceu nos dias 30 e 31 de janeiro, em Brasília, com a realização do Encontro de Mediadores. Na ocasião, 37 indígenas, entre líderes e intelectuais, foram convocados para debater o tema do FOPPELIN e receber as orientações para mobilizar os indígenas de diversas etnias para participação no Fórum.

Organizado pelo Ministério do Esporte e pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Fórum reunirá representantes indígenas de todos os estados brasileiros.

A participação no 1º FOPPELIN é mais uma ação da Universidade em favor dos povos indígenas do Brasil. Sendo uma das pioneiras na implementação, em 2012, de uma Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), a UFGD apoia, ainda, diversos projetos de pesquisa e extensão que envolvem essas comunidades.

Para acompanhar a programação do FOPPELIN, acesse: http://www.foppelin.wordpress.com.