UFGD participa de atividades na 12ª Festa do Peixe de Dourados

Atualizada: 23/03/2016
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, participa da 12ª Festa do Peixe de Dourados, que acontece ainda essa semana, entre os dias 23 e 27 de março, no Parque Rego D´água.

Como parte da programação, os projetos  "Monitoramento das condições de produção nas pisciculturas e durante a 12ª Festa do Peixe de Dourados" e "Piscicultura uma atividade nutritiva e sustentável ao alcance de todos - ano 5" irão oferecer atividades lúdicas para crianças, como pintura de desenhos em papel, pintura de rosto, jogos e brincadeiras, todas relacionadas à piscicultura. Além disso, haverá pescaria com direito a prêmios e um aquário interativo em que as crianças poderão tocar nos peixes. Para os adultos, a Universidade irá disponibilizar uma equipe de alunos e professores para informações técnicas sobre a atividade de pesca.

Controle de qualidade
Outro importante trabalho desenvolvido como parte dos projetos foi o monitoramento da qualidade de peixe que será comercializado. Todas as propriedades que vão comercializar produtos receberam, entre fevereiro e março, visitas de equipe da Universidade para verificar se estavam em condições de ofertar um produto de qualidade. Foram observados aspectos gerais da propriedade e condições sanitárias nas quais os peixes são criados.

No último domingo, alunos e professores participantes dos projetos realizaram um trabalho de conscientização ambiental no Clube Indaiá, com o objetivo de divulgar o consumo saudável de peixe.

Os projetos  são coordenados pela Profa.  Dra. Fabiana  Cavichiolo, conta com discentes e docentes do curso de Engenharia de Aquicultura e com colaboradores dos cursos de Engenharia de Alimentos e Zootecnia (que prestam monitoramento a grupos de piscicultores através do grupo PESQAE).

Festa do Peixe
As atividades da Festa ocorrerão no Parque Rego D’água e vão incluir torneio de pesca, praça de alimentação, atividades culturais e esportivas. Já no Parque Antenor Martins, haverá venda das espécies pacu, pintado e tilápia.

A 12ª Festa do Peixe de Dourados é promovida pela Prefeitura de Dourados, organizada pela Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) e Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária), com apoio da Secretaria de Cultura, Funed, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Obras e Imam. Os parceiros são a Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), MS-Peixe, Apropeixe, Ministério Público Estadual, UFGD, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae/MS, Governo do Estado e Governo Federal (Mapa/Superintendência de Pesca em MS).

Mais informações sobre o projeto da UFGD podem ser obtidas pelos telefones 3410-2417 ou 3426-4777.​ Já sobre a Festa do Peixe, confira mais em: http://www.dourados.ms.gov.br/index.php/inscricoes-para-o-torneio-de-pesca-da-festa-do-peixe-ja-estao-abertas/.