UFGD inicia inscrições dos aprovados no Sisu

Atualizada: 22/01/2016
Na manhã desta sexta-feira (22) teve início na UFGD o processo de inscrição dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. As inscrições vão até a próxima terça-feira (26) e estão sendo realizadas pela Secretaria Acadêmica no auditório da Unidade 1 (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso). Alunos que precisam comprovar renda estão sendo encaminhados previamente à sala de exposições para apresentarem os documentos exigidos em edital.

Em um mesmo processo estão sendo feitas a conferência de documentos, a matrícula e o registro no sistema acadêmico. Os alunos também estão tendo a opção hoje de realizar de forma mais simples os registros no sistema da biblioteca, além da carteirinha para uso da piscina. Segundo Cristiano Fernandes, secretário acadêmico, a procura por inscrições nesta manhã foi baixa. “Acreditamos que a maioria dos estudantes que moram fora de Dourados deixará para fazer a inscrição na segunda-feira, dia que deve ser o pico de movimento”, disse o secretário.

As matrículas são para o primeiro semestre letivo de 2016, que, devido ao atraso gerado pela greve nacional dos docentes e técnicos administrativos do ano passado, só terá início em 13 de junho. As exceções são os alunos das turmas de Medicina e Matemática em período noturno, que se inscrevem para início das aulas apenas no segundo semestre letivo de 2016 – ainda sem data marcada para início das atividades.

Superar a ansiedade ocasionada pela espera até início das aulas é o principal desafio dos novos alunos da UFGD. Este é o caso de Amanda Pereira Argilero, 21, aprovada para o curso de Nutrição. “Só começo em junho. Já peguei a lista de livros utilizados no curso e até lá vou aproveitar pra ir estudando os assuntos que irei encontrar”, falou a estudante. Moradora de Nova Andradina, Amanda trancou o curso de Ciências Biológicas na UEMS, que fazia em Ivinhema, após ser aprovada na UFGD.  “Tenho intolerância alimentar e por isso pesquisava sobre assuntos relacionados à área de nutrição por conta própria. Nesse processo acabei descobrindo que tenho vocação para a profissão”, explica Amanda.

Os candidatos que não foram selecionados nessa chamada única do Sisu poderão manifestar interesse em participar da lista de espera até 29 de janeiro. A partir do dia 04 de fevereiro, após nova análise realizada pelo Ministério da Educação, a UFGD já poderá publicar novo edital com a lista dos convocados em segunda chamada.