acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
21
2016

UFGD-FAZ: Doutoranda da UFGD recebe Prêmio do Ministério da Saúde

  Atualizada: 21/12/2016
A aluna Késia Esther da Silva, doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da FCS, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Simone Simionatto, recebeu em Brasília, no dia 13 de dezembro, o Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS, na categoria “Trabalho Publicado”, pelo estudo “Co-produção de KPC-2 e IMP-10 em Serratia marcescens resistentes a carbapenêmicos isolados de um surto em um hospital de ensino brasileiro”.

O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS é oferecido pelo Ministério da Saúde desde 2002 e tem por objetivo incentivar a produção de trabalhos técnico-científicos na área de ciência e tecnologia de interesse do SUS, premiando trabalhos com temática na área de Ciência e Tecnologia em Saúde e potencial de incorporação pelo Sistema Único de Saúde.

O trabalho premiado consistiu em um estudo de epidemiologia molecular de Serratia marcensces produtoras de KPC isoladas de pacientes internados no HU-UFGD, buscando identificar os fatores de riscos associados à presença destas cepas, contribuindo para traçar ações preventivas no controle de infecções hospitalares provocadas por micro-organismos multirresistentes e de interesse clínico. Na pesquisa foi descrito um surto de infecção hospitalar causado por Serratia marcescens co-produtoras das enzimas KPC e Imipinemase (IMP), sendo que esta é a primeira descrição no mundo de uma cepa com estas características de resistência e o primeiro relato da enzima IMP-10 no Brasil. Estas cepas foram responsáveis por 100% de mortalidade nos pacientes infectados no HU-UFGD, enfatizando a importância da identificação de cepas altamente resistentes na tentativa de redução da mortalidade provocada por microrganismos multirresistentes.

O estudo foi realizado no Laboratório de Pesquisa em Ciências da Saúde (LPCS/UFGD) em parceria com o HU-UFGD e Laboratório Alerta da UNIFES. O trabalho foi publicado em uma revista de circulação internacional com elevado impacto científico na área de Medicina e teve como coautores: Rodrigo Cayô, Cecília Carvalhaes, Flávia Patussi, Fernanda Costa Rodrigues, Ana Carolina Ramos, Júlio Henrique Rosa Croda, Ana Gales e Simone Simionatto.

A COPG, COPQ e PROPP parabenizam a discente premiada e toda a equipe envolvida na pesquisa.
 
Fonte: COPQ/PROPP



    Fotos