UFGD fará curso de atendimento especializado inclusivo a profissionais da educação

Atualizada: 21/03/2016
A Universidade Federal da Grande Dourados oferece, de 9 de abril a 30 de junho, o curso de capacitação profissional “Atendimento Educacional Especializado – Seu pensar, sentir e fazer”. As vagas estão esgotadas.

O curso tem como finalidade capacitar profissionais da educação para atuarem com crianças, jovens e adultos que possuem deficiências físicas, sensoriais, intelectuais, transtornos globais do desenvolvimento, surdocegueira e altas habilidades/superdotação, tanto em escolas comuns quanto em centros especializados, para um atendimento especializado em uma perspectiva inclusiva.

A capacitação é um projeto de extensão, tem carga horária total de 80h e as aulas vão acontecer aos sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no bloco da Faculdade de Educação (FAED), localizado na Unidade 2 da UFGD (Rodovia Dourados / Itahum, Km 12).

Confira as informações técnicas do curso:

Objetivos Específicos

•          Estudar e compreender as dimensões dos conhecimentos relativos ao AEE, na perspectiva dos paradigmas inclusivos e os aportes epistemológicos deste fazer educativo.

•          Entender o fazer metodológico do Atendimento Educacional Especializado, construindo possibilidades pedagógicas ao serviço complementar/suplementar.

Plano de conteúdo:

•          Atendimento Educacional Especializado: concepções e princípios
•          Arquitetura Neurosensorial: percepção, memória, pensamento, linguagem e motricidade humana
•          AEE: Pessoa com Surdez
AEE: Pessoa com Cegueira, Baixa Visão
•          AEE: Deficiência Intelectual
•          AEE: Deficiência Física
•          AEE: Pessoa com Transtorno Global do Desenvolvimento
•          AEE: Deficiência Múltipla e Surdocegueira
•          AEE: Pessoa com Altas Habilidades e Superdotação
•          Práxis Educativa em AEE

Corpo Docente e Técnico:

Profª Drª Mirlene Ferreira Macedo Damázio (Coord.)
Profª Drª Morgana de Fátima Agostini Martins
Profª Drª Josiane Fujisawa Filus de Freitas