UFGD é parceira do Exército no combate ao mosquito Aedes aegypti

Atualizada: 12/02/2016
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participará, neste sábado, (13) das atividades de combate ao mosquito Aedes aegypti organizadas pela 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada para marcar o Dia Nacional do Esclarecimento e Conscientização da População.

A programação estará concentrada na Praça Antônio João, das 8h às 12h, com atividades recreativas e informativas para o público infanto-juvenil. A UFGD será representada pelo médico infectologista Julio Croda, professor da Faculdade de Ciências da Saúde, que estará disponível para tirar dúvidas da população, e pelos grupos de dança “Sparks Cheerleading” e “Teenangels Cheerleading”, que chamará a atenção de quem passa pelo Centro de Dourados.

Mais tarde, às 16h, os grupos de animação de torcida e a Banda do Exército farão uma apresentação no Shopping Avenida Center, também para mobilizar o público para o combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chinkungunya e do vírus Zika.

O Dia de Esclarecimento e Conscientização é uma diretriz do Ministério da Defesa e faz parte das ações nacionais de atuação do Exército na informação e na motivação da população para o combate ao mosquito.

Em Dourados, mais de 750 militares participarão da atividade e a previsão é de que 220 mil homens e mulheres das Forças Armadas estejam em todo Brasil orientando a população.  Os militares visitarão residências, estabelecimentos comerciais e áreas públicas (praças, parques, entre outros) com a finalidade de esclarecer as pessoas sobre os procedimentos que se devem adotar para evitar focos do mosquito. Nessa oportunidade, serão distribuídos panfletos e adesivos educativos.

Sobre os Grupos Cheerleading
Os Grupos de Dança UFGD “Sparks Cheerleading” e “Teenangels Cheerleading” foram consolidados através da realização de oficinas de cheerleading que fizeram parte do projeto de extensão “Oficinas Culturais 2015”, da Coordenadoria de Cultura da Universidade Federal da Grande Dourados.

O projeto se iniciou no primeiro semestre de 2015, sendo oferecido para crianças, adolescente e adultos que queriam conhecer e praticar o cheerleading. O “Sparks Cheerleading” foi criado a partir da oficina ministrada em Dourados e o “Teenangels Cheerleading” a partir da oficina em Amandina, distrito de Ivinhema.

O Cheerleading ou Animação de Torcida é o uso organizado de música, dança e elementos de ginástica para fazer com que os torcedores animem seus times em partidas de futebol americano, basquetebol e futebol de campo. Há, porém, campeonatos específicos de cheerleading.

O projeto teve como objetivo teorizar e praticar o cheerleading, com intuito principal de mostrar uma nova modalidade esportiva cultural surgida nos Estados Unidos, proporcionando, assim, a propagação do mesmo dentro de nosso país, podendo despertar novos olhares e revelar novos talentos.

Fonte: ACS/UFGD com informações da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, EBC e Wikipédia

Fotos: Geone Bernardo