Março

​UFGD articula parcerias internacionais nas áreas de Educação e Diversidade

Atualizada: 28/03/2016
Com o objetivo de estreitar parcerias e iniciar projetos de cooperação internacional em temas como Educação, Diversidade, Educação Infantil e Desigualdades Sociais, a UFGD esteve representada no XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana, na figura da professora Magda Sarat, do Programa de Pós-Graduação em Educação. O evento aconteceu entre os dias 12 e 18 de março na Universidade de Antioquia, em Medellín – Colômbia.

Outros convênios já foram firmados com a Universidade de Buenos Aires, Argentina e Universidade Veracruzana, México. Com esta última, as atividades foram referentes aos projetos “Políticas de acceso y permanencia de las personas com discapacidad em la educación: um estudio comparativo de los sistemas educativos de Brasil y México” e “Educación especial y los contextos políticos: análisis, ajustes e indicadores y tendência sen diferentes escenarios”, que aconteceram de 10 e 20 de março.

Estiveram presentes na agenda de atividades as professoras da Faculdade de Educação (FAED) Morgana Agostini Martins e Luciana Lopes Coelho e a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Ilma Castro Saramago de Souza.

Na oportunidade, foram apresentadas pesquisas realizadas no Brasil, levantamento de fontes de pesquisa, visitas técnicas a instituições educativas e reuniões com grupos de pesquisa.

As próximas parcerias previstas serão com a Universidade de Londrina e a Universidade Federal do Espírito Santo. Todas as atividades foram realizadas com o apoio Escritório de Assuntos Internacionais da UFGD.