UFGD abre inscrições para curso de Salva-Vidas

Atualizada: 20/02/2017
Atletas que utilizam as piscinas com carteirinha amarela também deverão treinar sob presença do profissional

Estão abertas, até o dia 22 de fevereiro, as inscrições para os interessados em fazer o curso de Salva-Vidas oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O curso acontecerá aos finais de semana entre os dias 04 e 26 de março e é requisito para os acadêmicos que desejem participar do Programa Bolsa Salva-Vidas. Aqueles que completarem a formação estarão habilitados para trabalhar profissionalmente como guarda-vidas preservando a vida humana em piscinas. O certificado tem validade nacional e internacional, respeitando as legislações específicas sobre o assunto em cada local.

As inscrições, que são gratuitas para os estudantes da UFGD, devem ser feitas enviando o formulário de inscrição preenchido e assinado para o e-mail esportes@ufgd.edu.br. Os interessados que não forem acadêmicos devem entrar em contato com o sargento Santos pelo telefone (67) 99941-1749.

São pré-requisitos para realização do curso ter idade mínima de 18 anos e apresentar atestado médico de aptidão física. Na prova prática de admissão serão realizados os seguintes testes:
- Nadar 50 metros com a cabeça acima da água em até 50 segundos;
- Nadar 400 metros em até 8 minutos e correr 200 metros
- Nadar 200 metros e correr 200 metros em até 8 minutos
- Apnéia 25m

Adequação de normas

Ao longo deste ano, a Divisão de Esportes e Ações Comunitárias (DIESP/UFGD) fará adequação das normas de utilização das piscinas da Universidade, de acordo com a recomendação das entidades de segurança para a obrigatoriedade de presença de Salva-Vidas.

Portanto, usuários pertencentes às Atléticas que utilizam as piscinas para treinamento com a carteirinha amarela (atualmente, sem a obrigatoriedade de presença de salva-vidas), não poderão continuar treinando deliberadamente. Estes usuários também poderão realizar o curso, bem como os atletas de natação, para cumprirem a função de salva-vidas em horários específicos de treinamento, caso tenham interesse.

Posteriormente à adequação das normas, os grupos de treinamento que quiserem utilizar as piscinas fora dos horários de atendimento com salva-vidas deverão cadastrar salva-vidas habilitado na DIESP para exercício da função (acadêmico que realizou o curso ou Salva-Vidas contratado), assim poderão realizar os treinamentos normalmente na presença deste e sob sua responsabilidade de segurança no que compete aos salva-vidas.