Seminário discutiu alternativas sustentáveis na gestão das Universidades

Atualizada: 02/09/2016
Na manhã desta sexta-feira (02) foi realizada a abertura do II Seminário de Sustentabilidade na Universidade. O evento aconteceu no Auditório Central da Unidade 2 da UFGD e contou com uma palestra proferida pela engenheira sanitarista e ambiental Sara Meireles. Ela coordena a equipe de Gestão de Resíduos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em sua apresentação detalhou os projetos ambientais que são desenvolvidos pela setor dentro da Universidade catarinense.

Durante sua fala, Sara explicou como funciona o Plano de Logística Sustentável, criado pela UFSC, que estabelece diversas metas para a Instituição. Dividido em oito eixos, o Plano estabelece diretrizes para o manejo de resíduos sólidos, energia, água e esgoto, consumo, deslocamento de pessoal, compras e contratações, além de qualidade de vida no ambiente de trabalho. Estas diretrizes se subdividem em cerca de 50 metas e 400 ações planejadas para serem desenvolvidas dentro da Universidade. A palestrante se dedicou mais profundamente à sua especialidade, que são os resíduos sólidos. Após introduzir o tema falando sobre o panorama legal atual para a gestão dos resíduos, Sara detalhou os objetivos que norteiam o tratamento desses materiais na UFSC e falou sobre os instrumentos utilizados para o seu controle. Ela destacou o Plano de Coleta Seletiva Solidária da UFSC, uma iniciativa abrangente que estimula a participação de toda a comunidade acadêmica.

No período da tarde, o Seminário teve continuidade com a presença de Lídia Lima (UFPR), que ministrou palestra sobre “Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde no Hospital das Clínicas de Curitiba da Universidade Federal do Paraná”. O II Seminário de Sustentabilidade foi organizado pela Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento (PROAP) da UFGD, por meio da Divisão de Gestão Ambiental da Coordenadoria de Planejamento.