Professores indígenas da região sul do estado se encontram na FAIND/UFGD

Atualizada: 24/03/2017
O segundo encontro de formadores da Ação Saberes Indígenas na Escola, começou ontem (23), na Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD) e irá até amanhã. O encontro tem como principal objetivo debater sobre melhoria da formação dos professores indígenas da região sul do estado, e buscar novas metodologias de ensino.
A Ação Saberes visa conciliar métodos de ensino utilizados nas escolas brasileiras com os saberes tradicionais indígenas, como uma forma de atrair a atenção dos alunos com conteúdos mais próximos à sua realidade e com disciplinas que possam auxiliá-los no cotidiano das reservas indígenas, como disciplinas focadas em horta e colheita. Os participantes também debatem sobre as melhorias já percebidas nas escolas indígenas ao longo do ano, através da implementação do método.
Os professores que participaram do encontro vêm de diversas cidades, como Caarapó, Paranhos, Tacuru e outras que fazem parte do núcleo UFGD. Os Saberes Indígenas na Escola faz parte de uma ação nacional que possui como principal objetivo a melhoria do ensino fundamental e médio nas escolas indígenas de todo o país, trabalhando as diferenças e perspectivas das diversas etnias espalhadas pelo Brasil.
Fonte: FAIND/UFGD.