Pró-Reitorias se reúnem com bolsistas da UFGD

Atualizada: 02/02/2016
Objetivo foi apresentar a estrutura da Universidade e convidá-los a participar dos projetos de ensino, pesquisa e extensão

Bolsistas Permanência da UFGD participaram, na tarde de hoje (02), de uma reunião para apresentação dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade.

O convite foi feito pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) que, juntamente com as Pró-Reitorias de Graduação (PROGAD) e de Extensão e Cultura (PROEX), disponibilizaram informações de interesse geral e projetos que ainda possuem vagas para participação.

Os estudantes presentes foram convidados, ainda, a participarem de atividades da Editora da UFGD, dos Centros Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes.

PROAE

Com auxílio financeiro, pedagógico e psicológico, esta é a Pró-Reitoria que mais se envolve com os estudantes, de maneira geral. Mais do que ouvir e atender os alunos, a PROAE procura funcionar como instrumento de colaboração, trabalhando junto com os acadêmicos para melhorar a UFGD.

O professor Daniel Traina Gama, coordenador de Formação e Integração Comunitária, destacou que a universidade é uma geradora de oportunidades de crescimento e desenvolvimento humanos. Para ele, a formação do profissional vai além da graduação e inclui atividades éticas, esportivas, sociais e culturais.

Além das bolsas, o professor elencou aos estudantes as atividades da Pró-Reitoria que oferecem, como contrapartida, horas extracurriculares, como o projeto UFGD e o Meio Ambiente, campanha contra o Aedes aegypti, olímpiadas do servidor, monitoria de esporte e lazer e Festival de Bandas (projeto novo que está sendo desenvolvido em parceria com a PROEX).

É importante lembrar que está aberta uma consulta à comunidade acadêmica sobre as ações de esporte e lazer para melhor direcioná-las à comunidade universitária e sociedade em geral. O formulário da consulta pode ser acessado em: https://goo.gl/f4BkCA.

PROGRAD

A coordenadora de Ensino de Graduação (COGRAD), Juliana Carrijo, também esteve presente na reunião de hoje. Juliana enfatizou o quanto as atividades além da sala de aula são importantes para enriquecer a formação.

Atualmente, a PROGRAD oferece duas modalidades de projeto para se voluntariar: Projetos de Ensino de Graduação (PEG) e Programa de Ensino Tutorial (PET). Os projetos de ensino terão início no primeiro semestre letivo de 2016, em junho. Na COGRAD, o estudante encontra a lista dos professores com projetos aprovados com e sem ônus para o ano letivo de 2016.

PROEX

É a Pró-Reitoria que tem a responsabilidade de promover o diálogo entre a universidade e a sociedade. Ruth Izabel Simões Conceição, pró-reitoria de Extensão e Cultura, chamou a atenção dos estudantes para a diferença entre o ensino básico e o ensino universitário. “A universidade é caracterizada pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Isso quer dizer que se vocês chegarem aqui e apenas irem para a sala de aula, fizerem a prova no final do mês e receberem o diploma, não estarão sendo universitários. Isso corresponde a apenas um terço na sua formação. E nós estamos aqui hoje apresentando a vocês todas as oportunidades para que vocês saiam daqui com uma formação completa”.

Bruno Augusto Silva, coordenador de Cultura da UFGD, finalizou a apresentação das Prós-Reitorias informando quais são os eventos que hoje atingem toda a cidade de Dourados, nos quais os estudantes podem trabalhar como voluntários para enriquecer seu currículo, adquirir experiência profissional e acumular horas extracurriculares: Mostra Audiovisual de Dourados, Festival Internacional de Teatro de Dourados e Festival Douradense de Música.

Além desses eventos, há possibilidade de desenvolver trabalhos comunitários e artísticos com apoio da Universidade por meio das Oficinas Culturais, Orquestra UFGD, Mapeamento Cultural e Terceira Idade na Universidade. Não esquecendo, claro, das atividades de extensão, que englobam as mais variadas áreas do conhecimento.

Encerrando a reunião, o servidor Givaldo Ramos da Silva Filho apresentou a estrutura organizacional da Editora da UFGD, convidando os bolsistas a participarem de atividades de desenvolvimento, editoração, revisão e formatação de artigos e revistas, atendimento e doação de livros, dentre outras; e o estudante Macister Guaresi, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFGD) convidou a comunidade a participar das reuniões do Diretório, dos Centros Acadêmicos, Empresas Juniores e Atléticas dos cursos.

A atividade foi transmitida ao vivo pelo link https://www.youtube.com/watch?v=3E4tI_4Nia8&feature=youtu.be. Neste mesmo link está disponível o conteúdo da reunião para aqueles que não puderam participar ou têm interesse em conferir detalhes de tudo que foi apresentado.

Fique por dentro, também, das bolsas que a UFGD oferece atualmente: http://portal.ufgd.edu.br/noticias/bolsas-conheca-as-oportunidades-que-a-ufgd-oferece-aos-estudantes.