Pró-reitoria de Planejamento apresenta distribuição do Orçamento por curso

Atualizada: 30/01/2017
A Pró-reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento da UFGD apresentou uma breve explanação sobre o recebimento de recursos pela UFGD nos anos de 2014 a 2017 e qual a contribuição de cada curso presencial de Graduação e Pós-Graduação para a Matriz OCC (Matriz de Orçamento de Custeio e Capital).

A reunião foi feita com os membros dos Conselhos Superiores (Couni, Cepec e Conselho de Curadores), diretores das faculdades e coordenadores de curso, na última quinta-feira (26), no cineauditório da Unidade 1 da UFGD.

A reitora Liane Calarge destacou que essa foi a primeira vez em que o orçamento é apresentado com esse detalhamento aos coordenadores de curso, o que contribui para transparência da gestão e para desmistificar, inclusive, a ideia de que os cursos de pós-graduação não contribuem para o orçamento da universidade.

Ao fixar a Matriz OCC para as universidades federais, o Ministério da Educação (MEC) leva em consideração os alunos de graduação e pós-graduação dos cursos presenciais. De acordo com a apresentação da Pró-reitoria de Planejamento, a composição da Matriz OCC é baseada na seguinte equação: de um lado o tamanho da instituição com base no número de alunos equivalentes (90%); de outro a eficiência e a eficácia da Instituição nos termos da relação aluno x professor equivalente aliada à qualidade dos cursos, conforme conceitos Inep e Capes (10%).

Saiba mais sobre o Orçamento da UFGD em: http://portal.ufgd.edu.br/setor/orcamento-proap/index