​Primeira defesa de Trabalho de Conclusão Final do PROFIAP acontece quarta-feira

Atualizada: 03/06/2016
Acontece na próxima quarta-feira (08/06) a primeira defesa de Trabalho de Conclusão Final - TCF da primeira turma do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP. A pesquisa é da técnica administrativa e mestranda Marcela Regina Porta de Sousa, e a defesa está marcada para às 14h30min, na sala 6 – Bloco B, localizado na Unidade 2 da UFGD.
A pesquisa discorre sobre O Sistema de Seleção Unificada e o preenchimento de vagas na UFGD e analisa o preenchimento de vagas pelo Vestibular e pelo SISU no período de 2012 a 2015. A banca será composta pelas professoras doutoras Erlaine Binotto (orientadora), Elisangela Alves da Silva Scaff (UFGD) e Márcia Regina Martins Alvarenga (UEMS); e pelo Técnico em Assuntos Educacionais Marcos Antonio Dias Ribeiro (UFGD).
O trabalho ainda descreve o processo de seleção nacional SISU, apresenta os dados de preenchimento de vagas da UFGD, identifica mudanças ocorridas na UFGD após implantação do SISU e indica melhorias para auxiliar o processo de consolidação do SISU na UFGD.
A escolha do local e da temática da pesquisa foi motivada por ser a pesquisadora servidora da UFGD lotada na Coordenadoria de Assuntos Acadêmicos – CAAC desde fevereiro de 2009. Além disso, pela proximidade do ambiente de trabalho com a temática estudada; mudança no processo de seleção de acadêmicos da UFGD; e pelo crescente acompanhamento da implantação de políticas públicas como o SISU nas demais Universidades Federais.
A relevância da pesquisa pode ser apontada porque uma política pública de âmbito nacional que atinge diretamente repasses financeiros e a própria existência e manutenção de praticamente todas as Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras necessita de acompanhamento e colaboração dos envolvidos.
A partir dos estudos realizados nas IES públicas que participam do SISU é possível acompanhar a realidade de cada região, o que permitirá a compreensão do panorama nacional, bem como, viabilizará o planejamento das futuras ações da Educação Superior na consolidação dos processos seletivos regionais e nacionais.

Profiap

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional é um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação.
A área de concentração desse mestrado abrange o Estado, as instituições e a gestão de políticas públicas e de organizações. Objetiva realizar pesquisas voltadas para a formulação, implementação, avaliação e acompanhamento das políticas públicas, práticas de gestão e estratégias organizacionais autossustentadas, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, de modo a fortalecer a atuação do Estado e o seu impacto na sociedade.
O processo seletivo utiliza o resultado do Teste ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), realizado periodicamente e amplamente divulgado no Portal da UFGD.