Maio

Pessoas com deficiência: UFGD e INSHEA (França) preparam acordo de cooperação internacional

Atualizada: 12/05/2016
A UFGD e o Instituto Nacional Superior de Formação e Pesquisa para Educação de Jovens com Deficiência e Ensinos Adaptados (Institut national supérieur de formation et de recherche pour l'éducation des jeunes Handicapés et les enseignements adaptés) - INSHEA estabeleceram formalmente nesta terça-feira (10) as primeiras diretrizes para o estabelecimento de Acordo de Cooperação Internacional entre as duas instituições.

Essa iniciativa é parte do processo de internacionalização da UFGD e, de acordo com o Prof. Dr. Leonardo Cabral, que mediou a interlocução entre as instituições, o acordo corresponderá, além dos objetivos inerentes ao Escritório de Assuntos Internacionais (ESAI) da UFGD, às diretrizes do Núcleo Multidisciplinar para Inclusão e Acessibilidade (NuMIAc)/Reitoria UFGD.

Isso porque pode possibilitar o desenvolvimento de estratégias comuns de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da inclusão do público-alvo da Educação Especial em todos os níveis de ensino e no mercado de trabalho, bem como possibilitar aos diversos pesquisadores da UFGD, das diversas áreas, o desenvolvimento de iniciativas em conjunto, sob a perspectiva internacional.

O INSHEA é um dos grandes centros da França que, além de oferecer formação inicial e continuada para atuação junto aos alunos que público-alvo da Educação Especial, desenvolve diversas iniciativas de âmbito internacional. Nesse panorama, Leonardo Cabral destaca que o início de seu envolvimento com o INSHEA foi sua participação, desde 2010, no projeto Univers'Emploi, que envolveu universidades da Dinamarca, França, Irlanda e Itália (Relatório Final para a Comissão Européia - Co-autoria de Leonardo Cabral)

Site do INSHEA: www.inshea.fr