Outubro

Pesquisadores da UFGD apresentam relatórios em reunião no CNPq sobre Redes Regionais em Biodiversidade e Biotecnologia

Atualizada: 27/10/2016

Nos dias 24, 25 e 26 de outubro, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico promoveu o 1º Seminário de Acompanhamento, Avaliação e Integração da Chamada MCTI/CNPq/FNDCT Ação Transversal Nº 79/2013 – Redes Regionais de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia, na sede do CNPq em Brasília/DF.

O encontro reuniu coordenadores de 21 redes de pesquisa, dentre elas as redes regionais Bionorte (Amazônia Legal), Renorbio (Nordeste) e Pró-Centro-Oeste, bem como coordenadores de 90 projetos associados, os quais são desenvolvidos em 37 instituições de pesquisa de todo o país, além de representantes do INPI, IBAMA, CAPES e MCTIC.

Representando a UFGD, participaram do evento a prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Vieira/FCA, coordenadora da rede Pró-Centro-Oeste e os pesquisadores Cândida Aparecida Leite Kassuya/FCS, Edson Lucas dos Santos/FCBA e Eliana Janet Sanjinez Argandoña/FAEN.

Durante o evento, além das apresentações orais e em painéis, dos relatórios parciais, realizadas pelos coordenadores das redes e de projetos associados, ocorreram debates acerca da importância da manutenção das mesmas voltadas a estudos ligados à Biotecnologia e Biodiversidade e discussões relacionadas à lei de acesso ao patrimônio genético nacional (Marco Legal).

A Rede Pró-Centro Oeste: Biodiversidade vegetal da região Centro-Oeste aplicada à saúde e sustentabilidade – SaBioS

As redes regionais aprovadas na Chamada MCTI/CNPq/FNDCT Ação Transversal Nº 79/2013 – Redes Regionais de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia têm por objetivo o fortalecimento da capacidade regional de pesquisa e formação de recursos humanos de modo interdisciplinar, com foco nas áreas de biotecnologia e biodiversidade, contribuindo para a conservação e o desenvolvimento sustentável das regiões abrangidas.

No Centro-Oeste, a Rede coordenada pela pesquisadora prof.ª Dr.ª Maria do Carmo Vieira integra 45 pesquisadores e estudantes de seis instituições: Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, Universidade Católica de Brasília/UCB, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, Universidade de Santa Maria/UFSM e Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul, além da Universidad de Cádiz, na Espanha.

A Rede Pró-Centro-Oeste desenvolve estudos com as plantas pimenta rosa (Schinus terebinthifolius), carobinha (Jacaranda decurrens subsp. symmetrifoliolata) e guavira (Campomanesia xanthocarpa e Campomanesia adamantium) cujos objetivos principais são: a valoração da biodiversidade regional; a união de profissionais de áreas distintas para a obtenção de fitoterápicos e produtos alimentícios a partir de plantas nativas, especialmente as do Cerrado; a união em rede desde o cultivo até o controle de qualidade, o que possibilita um grande avanço na busca de medicamentos fitoterápicos com plantas medicinais nativas; ampliação e modernização da infraestrutura de pesquisa da região Centro-Oeste; consolidação de grupos de pesquisa emergentes, pela união com grupos consolidados.

Para mais informações: http://redecosabios.com.br/

Fonte: COPQ/PROPP