Parceria entre UFGD, UEMS e Secretaria de Saúde irá integrar SUS e Academia

Atualizada: 08/04/2016
A UFGD, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), firmou termo de compromisso com o Ministério da Saúde para desenvolver um projeto de integração do conhecimento teórico produzido nas IES à pratica cotidiana dos órgãos de saúde da cidade de Dourados. A parceria terá a duração de 24 meses e a execução tem previsão para ocorrer entre março de 2016 e fevereiro de 2018.

O projeto contará com acadêmicos dos cursos de Medicina, Psicologia e Nutrição da UFGD e do curso de Enfermagem da UEMS. Eles estarão divididos em grupos de trabalho temáticos: redes de atenção, saúde mental, doenças crônicas não transmissíveis, materno-infantil, sistematização da assistência de enfermagem, acolhimento em saúde e controle social. Cada grupo contará com docentes, alunos e preceptores da Secretaria de Saúde, totalizando 60 pessoas participantes.

Pelo plano de trabalho estipulado, no primeiro ano a meta é atualizar as ementas das disciplinas de cada um dos cursos envolvidos com base nas experiências vivenciadas, além de melhorar os serviços oferecidos à população a partir das reflexões sobre o SUS. No segundo ano, o objetivo será avaliar e aprofundar as ações propostas e buscar a qualificação dos serviços de saúde, com foco nas trocas de conhecimento voltadas aos princípios e diretrizes do SUS.

O projeto foi selecionado a partir de concorrência pública chamada por edital do Ministério da Saúde em 2015, que convocou instituições de ensino e secretarias de saúde estaduais e municipais a submeterem projetos com vistas à seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Na edição deste ano do PET-Saúde, intitulada GraduaSUS, o Programa pretende estimular mudanças nos cursos de ensino superior na área da saúde com vistas à formação voltada para o SUS.

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e a Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UFGD já possuem alguns anos de experiência com o Pet-Saúde, mas é a primeira vez que o curso de Enfermagem da UEMS participa do Programa. Essa inclusão possibilitará ao Projeto se aprofundar em iniciativas de controle social no SUS, como a participação em conselhos e conferências, além de aprofundar o trabalho de atenção à saúde dos povos indígenas.