Fevereiro

Núcleo para Inclusão e Acessibilidade está sob nova chefia

Atualizada: 22/02/2017
Desde janeiro, o Núcleo Multidisciplinar para a Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal da Grande Dourados (NuMIAC/UFGD) tem nova chefia. Por sua experiência na área da Educação Inclusiva e Educação Especial, tanto em âmbito nacional quanto no internacional, é a professora Mirlene Damázio quem agora assume os trabalhos à frente do núcleo.

O NuMIAC foi implementado na Universidade com o objetivo de organizar serviços de orientações acadêmica e profissional oferecidos especificamente a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, transtornos do Espectro Autista ou altas habilidades/superdotação.

Histórico

As primeiras iniciativas voltadas ao Público-alvo da Educação Especial (PAEE) matriculado na UFGD começaram em 2006, por meio da implementação do Programa Incluir, coordenado pela professora Marilda Moraes Garcia Bruno e integrantes do Laboratório de Acessibilidade de Práticas Inclusivas (LAPEI).

Em 2015, o professor Leonardo Santos Amâncio Cabral assumiu as questões inerentes à temática na UFGD e, dialogando com as diretrizes e metas apresentadas no “Documento Orientador do Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior” (SECADI, 2005), no “Plano de Desenvolvimento Institucional 2013-2017 da UFGD” (UFGD, 2013), no “Plano de Logística Sustentável” (UFGD, 2014) e relacionando suas orientações com o atual debate político e científico sobre a temática, implementou um programa institucional para a promoção do acesso, participação e sucesso do PAEE na Universidade, implementando, junto à reitoria, como órgão suplementar, o Núcleo Multidisciplinar para a Inclusão e Acessibilidade - NuMIAC.

Entre 2015 e 2017, foi implementado o projeto intitulado "Identificando perfis e necessidades dos estudantes universitários com deficiência para a potencialização dos serviços de apoio e orientação acadêmica da UFGD", além das duas primeiras edições do "Workshop para atuação em contextos Inclusivos do Estado de Mato Grosso do Sul", com financiamentos de agências como a FUNDECT e CAPES, e a participação das comunidades acadêmica, escolar e civil de todo o Estado).

No final de 2016, o professor Leonardo foi redistribuído para atuar, a partir de 2017, como docente na área de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), permanecendo à disposição para contribuir com a UFGD sempre que necessário.

Antes da troca de chefias, foi realizada reunião, no último dia 15, uma reunião para compartilhamento de iniciativas e projetos, dando base para a continuidade das atividades já implementadas e para o planejamento de novas proposições. Estiveram presentes na reunião, além da atual equipe do NuMIAC, os professores Leonardo e Mirlene.