acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
05
2016

Não houve estupro: Polícia divulga resultado da investigação

  Atualizada: 05/05/2016
A Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados (DAM) divulgou, hoje (05), o resultado das investigações sobre a denúncia de estupro que teria ocorrido na Cidade Universitária no dia 04 de abril. 
De acordo com o delegado regional Lupércio Degerone Lúcio, os autos comprovaram que o que houve, na verdade, foi uma relação consensual entre a pretensa vítima e uma terceira pessoa, que não o acusado inicialmente, e que essa relação ocorreu fora do ambiente acadêmico. 

A delegada titular da DAM, Paula Ribeiro dos Santos Oruê, lamentou que o nome do possível suspeito, acusado injustamente, tenha sido divulgado, e explicou que o laudo pericial apontou que não houve vestígio algum de violência. “Não houve crime, mas devido à intensidade de manifestações, é importante esclarecer que, a todo momento, desde o início das investigações, as duas universidades se colocaram inteiramente à disposição da Polícia Civil para todo e qualquer auxílio necessário e buscaram a verdade junto conosco, incansavelmente”, afirmou a delegada. 

O fato de a denúncia ter sido esclarecida e não ter acontecido um crime não cessa as discussões dentro da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) nem interrompe a implementação de ações de combate à violência de gênero e contra as pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais). 

A reitora da UFGD, Liane Maria Calarge, esteve presente na coletiva de imprensa de hoje e foi categórica ao confirmar que as ações de combate à violência vão continuar. “A denúncia oportunizou o desencadeamento de uma série de discussões que são muito importantes. O ambiente da Universidade nada mais é do que um reflexo da sociedade na qual ela está inserida, e trata-se de um ambiente formador de opinião. Nesse sentido, precisamos fortalecer as ações para prevenir violências de gênero e amenizar o sofrimento das eventuais vítimas. Às vezes a mulher não tem coragem de denunciar uma agressão por receio de não ser ouvida ou de o ambiente no qual ela vai fazer essa denúncia não ser adequado, e nós precisamos ampará-las”, garante a reitora. 

É preciso reforçar, ainda, a importância do trabalho conjunto entre reitoria e comunidade universitária. No dia 18 de abril, a UFGD e a UEMS realizaram uma assembleia conjunta para que os coletivos de movimentos sociais estabelecessem metas para direcionar o trabalho das duas administrações. A reitoria da UFGD se coloca a disposição para trabalhar em cima do que as mobilizações demandarem, reforça que ainda está aberta e aguarda o recebimento oficial das propostas elaboradas na assembleia do dia 18.​

AÇÕES NA UFGD
Assim que teve conhecimento da denúncia de estupro de uma acadêmica da UEMS, em 04 de abril, nas proximidades da Biblioteca Central, a administração da UFGD se manifestou publicamente contra a violência sexual, colocou-se à disposição dos órgãos de segurança pública para colaborar nas investigações e o Hospital Universitário realizou os protocolos de atendimentos de saúde demandados em situações de estupro. 

Além disso, o reitorado, a Ouvidoria, diversos órgãos da administração central e das pró-reitorias participaram das várias reuniões, audiências e manifestações realizadas nos dias de mobilização e de debate da denúncia e também estiveram presentes na assembleia geral universitária, realizada dia 18, com o tema “Prevenções e medidas contra as violências de gênero sofridas pelas mulheres no meio universitário”. Nesse sentido, para oportunizar a participação do maior número de estudantes e servidores nas manifestações e reuniões sobre o tema, a administração também suspendeu as aulas nos dia 05 e 18 de abril.

Enquanto aguardava que a denúncia fosse investigada e o caso elucidado pelos órgãos de segurança, algumas medidas que já faziam parte do planejamento da Universidade foram agilizadas em abril e estão sendo colocadas em prática em maio, como por exemplo as melhorias na iluminação, com o projeto de instalação de refletores nas partes mais altas de prédios e as tratativas com a Prefeitura Municipal de Dourados para o rebaixamento da iluminação dos superpostes que passará de 18 para 8 metros de altura do solo. 

Nas áreas verdes da UFGD, também em abril foi realizada a poda de árvores, com o objetivo de melhorar a abrangência da iluminação nas áreas verdes, e a universidade intensificou os serviços de roçada e capina para limpeza geral dessas áreas. 

Sobre alterações quanto à segurança, foi realizada uma reunião de trabalho da Pró-Reitoria de Administração com o Comitê de Gestão Integrada em Segurança de Dourados e, como encaminhamento, o Comitê ficou a disposição para realizar visita técnica na Unidade 2 da UFGD, a fim de realizar levantamento das áreas de risco. Após mapeadas as áreas de risco, será realizada a instalação de câmeras de monitoramento fixas e de 360º nas referidas áreas. 

Com relação à conscientização da comunidade acadêmica para o combate à violência de gênero, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) fará, junto a comunidade acadêmica, uma campanha contra o abuso sexual ainda durante o primeiro semestre letivo de 2016. 

O Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual da UFGD, criado em setembro de 2015, também atuará permanentemente na sensibilização de estudantes e servidores sobre a necessidade de lutar contra todas as formas de violência contra as mulheres e pessoas LGBTI, assim como fomentar a pesquisa e produção do conhecimento nessa área.

Quanto à contratação de funcionários que estão cumprindo pena no semiaberto pela empresa terceirizada para limpeza e manutenção, a UFGD informa que desde setembro de 2015 foram realizadas adequações junto a empresa interrompendo esse tipo de vínculo. 

Também em 2015, a partir de dezembro a universidade colocou em efetivo funcionamento as câmeras de segurança da Unidade 2 que inclusive registraram toda a movimentação nas proximidades da Biblioteca Central e suas imagens foram usadas para investigar a denúncia de estupro na localidade.​

De toda forma, o reitorado da UFGD agradece às autoridades envolvidas na investigação e à UEMS pelo trabalho em parceria, manifesta sua atenção para a devida apuração dos fatos, com a proteção dos discentes e servidores e afirma que sempre estará empenhada em atender as demandas da comunidade acadêmica.



    Fotos