Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos inscreve para minicurso “Construção da Paz”

Atualizada: 24/10/2016
O Mestrado em Fronteiras e Direitos Humanos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para o minicurso “Construção da Paz” que será ministrado nas manhãs dos dias 25 e 27 de outubro, pelo Prof. Dr. Aureo de Toledo Gomes (UFU), na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (Fadir).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. As vagas são limitadas e não serão emitidos certificados aos participantes.

Ao final do curso espera-se que os participantes tenham o conhecimento histórico necessário para a compreensão do debate sobre operações de paz e suas interconexões com a disciplina de Relações Internacionais, sejam capazes de compreender e questionar os principais fundamentos teóricos e analíticos que informam a discussão e reflitam sobre a natureza do poder e da capacidade de agência dos principais atores em foco.

EMENTA DO MINICURSO
 Particularmente após o final da Guerra Fria tivemos uma proliferação de operações de paz autorizadas no âmbito do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cujo objetivo central é precisamente a transformação positiva de conflitos civis, fazendo com que a paz, e a construção desta, sejam um dos pilares essenciais do cenário internacional. Entender a origem de tais operações, suas dinâmicas e principais consequências é tarefa importante para todos aqueles/as interessados/as em discussões sobre segurança internacional contemporânea.

MINISTRANTE
Aureo de Toledo Gomes é professor do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no curso de graduação em Relações Internacionais, assim como no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais. Suas principais pesquisas estão vinculadas às seguintes temáticas: Análise do Discurso aplicada às Relações Internacionais, Teoria de Relações Internacionais (sobretudo abordagens pós-estruturalistas e pós-colonialistas) e Segurança Internacional (sobretudo temas relativos às operações de peacebuilding e state-building).

Contato: mestradofronteiras@ufgd.edu.br e tomazneto@ufgd.edu.br
Endereço da Fadir: Rua Quintino Bocaiúva, 2100, esquina c/ Manoel Santiago, no Jardim das Figueiras.