Fevereiro

​HU-UFGD forma sexta turma das residências Médica e Multiprofissional

Atualizada: 20/02/2017
Cerimônia de entrega dos certificados foi realizada esta manhã no auditório do hospital e contou com a benção de rezadores indígenas da aldeia Jaguapiru

Na manhã de hoje (17), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) foi cenário de um momento de realização em sua área de ensino, com o encerramento das atividades da sexta turma dos programas de residências Médica e Multiprofissional em Saúde.

Ao todo, 20 residentes concluíram a formação, sendo 12 da Residência Médica, nas especialidades Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Pediatria, e oito na Residência Multiprofissional, com áreas de atuação em Saúde Indígena e Atenção Cardiovascular.

A cerimônia, realizada no auditório do Hospital, teve início com a benção de dois rezadores indígenas da aldeia Jaguapiru, localizada em Dourados. A manifestação cultural emocionou aos presentes e teve como intuito dar espaço à representatividade das etnias que compõem a região e, atualmente, são maioria entre os usuários do HU-UFGD em diversas áreas da assistência, como a Pediatria.

Na presença de formandos, familiares, preceptores, coordenadores e representantes dos diversos setores que compõem a instituição, a superintendente do hospital, Mariana Croda, parabenizou os residentes e seus pais e demonstrou sua satisfação pela evolução que os programas tiveram desde sua implantação, em 2011. “Temos muito orgulho do trabalho que desenvolvemos na formação profissional para a área da saúde de Dourados e, principalmente, da capacidade que vocês, residentes, demonstraram ao longo do caminho”, enfatizou.

Também participaram da solenidade, a pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa da UFGD, professora doutora Kely de Picoli Souza, na ocasião representando a reitora da UFGD, professora doutora Liane Maria Calarge, a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, Renata Maronna Praça Longhi, a chefe do Setor de Gestão do Ensino do HU-UFGD, Maria Aparecida dos Santos Pires, o coordenador geral da Residência Médica, professor doutor Paulo Serra Baruki, e a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde, professora doutora Maria Cristina Correia.

Confira todas as fotos do evento aqui.

As residências

Com o intuito de formar profissionais de saúde capazes de colocar o saber específico na direção do saber compartilhado, com olhos para as diferenças e a inclusão, o HU-UFGD oferece a Residência Multiprofissional a nutricionistas, psicólogos e enfermeiros que pretendam atuar nas áreas de Atenção Cardiovascular e Atenção à Saúde Indígena.

Voltado ao profissional médico, o programa de Residência Médica tem como objetivo permitir ao recém-formado aperfeiçoar-se nas diversas especialidades ofertadas, tendo como premissa o aprimoramento das habilidades técnicas, o raciocínio clínico, o desenvolvimento de atitudes de valorização dos fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na doença, a promoção da integração do médico com a equipe multiprofissional e os pacientes e o estímulo à capacidade crítica da atividade médica.

O processo de seleção para os programas é realizado anualmente, com provas aplicadas no mês de janeiro. Neste ano, o ingresso dos novos residentes está previsto para o dia 1 de março, durante evento de recepção realizado no auditório do HU-UFGD.