HU adota passos da Organização Mundial da Saúde para segurança dos pacientes

Atualizada: 17/04/2015
Os seis passos indicados pela OMS são formas de reduzir riscos aos quais os pacientes estão expostos

Um hospital, assim como qualquer ambiente de grande movimentação humana, requer cuidados que, muitas vezes, vão além da percepção de quem faz uso de seus serviços, e que são de fundamental importância para que o local cumpra sua função adequadamente. A segurança é um desses cuidados.

No entanto, além da vigilância, em seu sentido literal, um hospital necessita primar pela segurança de seus pacientes no que diz respeito à assistência à saúde, ou seja, em tudo o que remete ao manuseio com as pessoas que buscam atendimento, de forma a minimizar os riscos existentes.

Dessa forma, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) possui desde 2014 o Núcleo de Segurança do Paciente, uma prerrogativa do governo federal, em conformidade com a Portaria 529/2013, que instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente e a RDC 36/2013, que elaborou as Ações para Segurança do Paciente, configurando-se em um dos primeiros hospitais da região a adotar as medidas de segurança conforme as normas.

O Núcleo, composto por profissionais de vários setores do HU-UFGD, vem desenvolvendo atividades e implementando novas práticas a fim de reduzir a ocorrência de eventos adversos referentes aos cuidados em saúde, como, por exemplo, erros humanos e infecções hospitalares, entre outras situações que possam causar danos aos pacientes.

Metas

As ações do Núcleo são pautadas pelos seis passos da segurança do paciente, elencados a partir das seis metas instituídas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Quatro desses passos já foram iniciados em 2014 no HU-UFGD e os outros dois começam a ser trabalhados neste ano.

A devida identificação do paciente é uma das metas e tem ações simples, mas de grande resultado para evitar que procedimentos e medicamentos sejam ministrados a pessoas erradas. No HU, todo paciente internado recebe pulseira com seus dados e tem o leito identificado de forma padronizada, além de identificação adesiva na roupa e na maca do centro cirúrgico.

Outra meta, a de melhorar a segurança no uso, na prescrição e na administração de medicações, teve grande auxílio após a aquisição de uma máquina unitarizadora, que, além de melhorar o fluxo de trabalho na Unidade de Dispensação Farmacêutica, identifica clara e objetivamente os medicamentos e possibilita dispensar doses unitárias por paciente.

No centro cirúrgico, passou a ser obedecido o protocolo de cirurgia segura, pelo qual os profissionais participantes do procedimento realizam checklists cirúrgico e de materiais e equipamentos, controles de recuperação pós-anestésica (RPA) e, além das medidas já tomadas para a identificação, a checagem dos dados do paciente em sala cirúrgica (time out), com o intuito de garantir a máxima segurança pré, intra e pós-operação.

Todas as ações já implementadas vêm alcançando reflexos importantes, como a redução na suspensão de cirurgias e a qualificação e a segurança da assistência de enfermagem.

Novas medidas

Para 2015, estão previstas atividades voltadas à redução do risco de infecções associadas aos cuidados em saúde por meio da higienização das mãos e redução do risco de lesão aos pacientes decorrentes de quedas.

Já em maio, como parte das novas medidas, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, organismo composto por profissionais que também são integrantes do Núcleo, realiza nos dias 5 e 6 a Campanha de Higienização das Mãos, que consistirá em atividades dinâmicas em diversos setores do Hospital, reforçando a importância da higiene das mãos como principal forma de controle de infecções hospitalares.

Conheça os seis passos

Elencados pela OMS e já aplicados como metas no HU-UFGD, os seis passos são:

1. Identificar os pacientes corretamente;
2. Melhorar a efetividade da comunicação entre os profissionais;
3. Melhorar a segurança de medicações de alta vigilância;
4. Assegurar cirurgia com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
5. Reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados em saúde por meio da higienização das mãos e
6. Reduzir o risco de lesão aos pacientes decorrentes de quedas.

Informações

Mais informações sobre o trabalho realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente podem ser obtidas no Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, pessoalmente ou pelo telefone (67) 3410-3036. O Núcleo realiza reuniões mensais abertas a todos os profissionais do HU-UFGD.