Grupo de Pesquisa avaliará hipertensão em populações etnicamente distintas em Dourados

Atualizada: 12/09/2016
Um grupo de pesquisa incluindo acadêmicos do curso de Nutrição da UFGD, do curso de Biomedicina da Unigran, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFGD e enfermeiros do Hospital Universitário de Dourados vão realizar em Dourados um projeto de pesquisa para avaliação da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) em populações etnicamente distintas.
A ideia é oportunizar a comparação dos resultados obtidos com outras regiões da cidade, uma vez que estudos epidemiológicos sobre HAS no estado são escassos. O grupo também pretende elaborar diversas publicações, formando recursos humanos na Graduação e na Pós-Graduação para a região de Dourados.
A primeira etapa da pesquisa será a aplicação de um questionário estruturado. Depois, haverá coleta de sangue por enfermeiros do HU participantes do projeto, para a realização de exames bioquímicos. A pesquisa com a população ocorrerá em vários bairros da cidade, com sorteio das casas participantes de acordo com o censo do IBGE (2010). Somente casas, com pessoas com idade entre 20 a 59 anos, poderão participar da pesquisa.
Dados levantados pelo grupo informam que a mudança no padrão nutricional, com aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade, indica um possível aumento nas doenças cardiovasculares, sendo a HAS é um dos principais fatores. Por isso, é importante a realização de pesquisas nessa área para o conhecimento de condições de saúde da população visando a prevenção de agravos e subsidiando as políticas públicas de saúde no município.
A pesquisa ainda vai levantar como essa população utilizou os serviços de saúde no último ano e o consumo de medicamentos anti-hipertensivos. O projeto visa identificar características sócio demográficas (idade, cor da pele, sexo, escolaridade e nível econômico) dos avaliados e o estado nutricional desses indivíduos através de medidas de Índice de Massa Corporal, dobras cutâneas e circunferência.