Setembro

FIT-Dourados: Programação do final de semana inclui romance, dança, comédia e musical

Atualizada: 15/09/2016

A programação do 7º Festival Internacional de Teatro de Dourados (FIT) continua a todo vapor neste final de semana. Com opções adultas e infantis, o público pode escolher entre espetáculos de romance, drama, dança, comédia ou musical.

Iniciando as apresentações dessa semana, o Palhaço Challit@ desembarca hoje (15), após uma longa viagem, no Parque do Lago, às 15h, com a peça 100 Virtuose. Aqueles que forem dar as boas-vindas ao palhaço irão se deparar com uma aventura pra lá de engraçada e emocionante.

Já na sexta (16), às 15h, a palhaçaria continua com a Cia Theastai e sua performance no Dandys Acrobático. Utilizando como cenário apenas uma mesa e uma cadeira na Praça da Juventude, os atores vão apresentar muitas trapalhadas resultantes do encontro entre um garçom e um maitre. Também na sexta, às 20h, o Núcleo Cena Viva mostra ao público os devaneios e angústias de uma professora de dança e seu aluno que se amam mas não conseguem expressar esse sentimento um ao outro. Trata-se do espetáculo Cheiro de Chuva, que acontece no Teatro Municipal. A sexta-feira termina com a Cia Daçurbana em Fluzz, às 21h, no Clube Indaiá, apresentando o corpo como ponto de partida que aponta para diferentes direções.

No sábado (17), todos estão convidados a conhecer um homem que foi chamado de retirante por se retirar de um horizonte de sequidão e ouviu tantas histórias no caminho que as colecionou em forma de cantigas. Inspirada no livro Morte e Vida Severina, a peça Cantigas dum Fazedô vai ser apresentada pelo Tri-Ato Núcleo Cênico às 16h, no Parque dos Ipês. Logo após, às 20h, no Teatro Municipal, a Cia Talagadá traz o espetáculo Cabeça Oca, uma metáfora para atitudes desprovidas de razão, transitando entre o real e o imaginário, utilizando máscaras, vídeo e ação performativa.

Encerrando a programação deste fim de semana, no domingo (18), às 20h, o Coletivo Veraju apresenta o Mborahéi Rapére – Pelas Trilhas do Canto, um mergulho cênico-musical na cultura indígena baseado em mitos, cantos e danças tradicionais dos povos Guarani-Kaiowá.

Todas as apresentações em clubes, parques e praças são gratuitas. Aquelas que acontecem no Teatro Municipal têm entrada no valor de R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada). Para conferir toda a programação do Festival e a sinopse de cada espetáculo, acesse o site oficial do evento: http://www.fitdourados.com/.

OFICINAS GRATUITAS

Como em todas as edições anteriores, o FIT-Dourados está oferecendo atividades de formação variadas e gratuitas, com opções de oficinas de voz, dança, palhaço, mediação teatral, teatro musical, interpretação de teatro e sensações literárias. As inscrições podem ser feitas até o início de cada oficina, mediante disponibilidade.

Nesta quinta (15) tem início a oficina de Danças Urbanas, com inscrições pelo e-mail oficinafluzz@gmail.com. As demais oficinas podem ser conferidas no site do Festival e as inscrições devem ser feitas presencialmente, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Coordenadoria de Cultura da UFGD, localizada na rua João Rosa Goes, 1761, Vila Progresso.

Esse ano, as oficinas do 7º FIT estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço

Teatro Municipal - Parque dos Ipês - Avenida Presidente Vargas, s/n - Vila Tonani

Casa dos Ventos - Rua Olinda Pires de Almeida, 3090 - Vila Esperança

Parque do Lago - Av. José Roberto Teixeira, 114-216 - Jardim Flórida