Outubro

FAIND/UFGD participa de Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena

Atualizada: 20/10/2016
A Faculdade Intercultural Indígena – FAIND da UFGD, que é membro institucional do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena - FNEEI, estará participando da segunda edição do Fórum que acontece em Brasília nos dias 23 a 28 de outubro. A FAIND vai ser representada pelo professor Neimar Machado de Sousa, que também é secretário voluntário da entidade.
O evento vai congregar mais de 100 povos indígenas vindos de vários estados do Brasil. Essa segunda edição terá como tema principal: infância, educação e diversidade cultural brasileira, onde serão abordados o financiamento da educação escolar indígena, o sistema próprio de educação escolar indígena e a criação da universidade indígena.
Durante a programação do II FNEEI diversos grupos indígenas realizarão apresentações culturais em escolas públicas e privadas, universidades e shoppings de Brasília. A mobilização reunirá caciques, lideranças, mulheres, jovens, professores, estudantes, que vão expor os desafios enfrentados pelos povos indígenas relacionados à educação, saúde e denunciarão à estrutura governamental o descaso com a educação indígena no Brasil e o preconceito institucional.
Além das discussões, reuniões políticas e apresentações culturais, estão previstas várias mobilizações em pontos importantes de Brasília, como a Esplanada dos Ministérios, Embaixadas e na Universidade de Brasília.
Durante o evento também será realizada a I Mostra viva da diversidade cultural indígena do Brasil, que terá caráter informativo, educativo e de campanha para fortalecer e difundir o conhecimento da cultura indígena e sua importância para a diversidade cultural brasileira.
As Ações da Mostra pretendem dar visibilidade à cultural indígena, combater o preconceito e racismo, chamar atenção das instituições governamentais e da opinião pública para a necessidade da valorização da diversidade como vantagem pedagógica e construção de uma cultura de paz e tolerância.
O evento é uma organização dos Fóruns Estaduais de Educação Escolar Indígena, movimento de professores indígenas e entidades representativas de formação de professores indígenas.
Mais informações pelo e-mail: fneeibr@gmail.com

O FÓRUM
O Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena é uma atividade permanente e tem como objetivo participar do processo de concepção, implementação e avaliação da política nacional de educação para os povos indígenas, acompanhar, junto ao Congresso Nacional, a tramitação de projetos legislativos referentes à política nacional de educação para os povos indígenas, acompanhar e avaliar os impactos para os povos indígenas da implementação do Plano Nacional, dos Planos Estaduais e dos Planos Municipais de Educação, acompanhar e avaliar o processo de implementação das deliberações das conferências nacionais de educação escolar indígena e das conferências nacionais de educação, participar do processo de concepção, de definição da metodologia, da organização, da realização e da avaliação das conferências nacionais de educação e das conferências nacionais de educação escolar indígena, entre outras atribuições.

Fonte: ACS/UFGD com informações do II FNEEI