Novembro

Estudantes de escolas estaduais participarão do IV Festival de Declamação do Pibid

Atualizada: 04/11/2016
Em 07 de novembro, às 19 horas, no cineauditório da Reitoria da UFGD, será realizado o IV Festival de Declamação do Pibid-Letras-UFGD (Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência). O auditório está localizado na Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso.

O Festival, que ocorre desde 2013, encerra as atividades do Pibid-Letras a partir de um encontro com as quatro escolas parceiras, as escolas estaduais Castro Alves, Menodora, Maria da Glória e Capilé.

Crianças e jovens das quatro escolas, selecionados anteriormente em festivais organizados no interior de cada instituição parceira, representarão as suas respectivas escolas por meio da declamação de poemas. Para o IV Declamando, a programação terá também a apresentação do Quarteto Jesus de Nazaré e um protesto dos pibidianos contra a PEC 55.

A coordenação é das professoras Alexandra Santos Pinheiro e Edilaine Buin. De acordo com a divulgação do Pibid-Letras, é necessário destacar que os domínios da atividade humana, por mais variados que sejam, estão sempre ligados à utilização da linguagem. Nada de espantoso que o caráter e o modo dessa utilização sejam tão variados como os próprios domínios da atividade humana, o que não entra em contradição com a unidade de uma língua. A utilização de uma língua efetua-se sob a forma de enunciados concretos, únicos (orais e escritos) que emanam dos representantes de um ou outro domínio da atividade humana. Sendo assim, os gêneros (literários ou não) orais e escritos são o ponto de partida para o letramento a ser posto em prática nas ações do Pibid-Letras-UFGD. O subprojeto pretende que os sujeitos contemplados possam utilizar, nas mais diversas situações sociais, a língua materna com propriedade e segurança.

Informações: http://pibid-letras.webnode.com/

Fonte: Pibid-Letras