2017

​Equipe de Mini-Baja da Faculdade de Engenharia da UFGD participa de competição nacional

Atualizada: 29/03/2017
A equipe BaGD, da Faculdade de Engenharia da UFGD, participou este mês da 23ª Competição SAE-Brasil – Petrobras de Mini-Baja, em São José dos Campos (SP). O grupo da UFGD participou pela primeira vez do campeonato nacional, com o carro Henry 1. Durante a ida a São José dos Campos, os acadêmicos ainda fizeram uma atividade didática no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, com visita técnica aos laboratórios de Engenharia Aeronáutica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e ao Memorial Aeroespacial Brasileiro.

Ao retornar da competição, a Equipe BaGD esteve na Semana Acadêmica de Engenharia Mecânica da UNIGRAN expondo seu primeiro carro. Yuri Gubert, integrante da equipe, conduziu uma palestra no auditório do evento abordando os desafios da primeira competição e o desenvolvimento do primeiro protótipo. Yuri fez ainda uma breve introdução sobre o projeto e desafios do Mini-Baja e descreveu os benefícios que os graduandos de Engenharia têm ao trabalharem no desenvolvimento e execução do projeto.

PROJETO BAJA SAE

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL que, em 1994, lançou o Projeto Baja SAE BRASIL. No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional. Segundo a SAE (Society of Automotive Engineers), o  programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. As equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.