Agosto

Entrevista: Coordenador de Química fala sobre os desafios e conquistas nos 10 anos do curso

Atualizada: 19/08/2016
Implantado em 2006 entre os seis cursos novos que vieram com a criação da UFGD pelo Programa de Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, o curso de Química completou 10 anos.

Nesse tempo, estudantes, docentes e técnicos administrativos se empenharam para fazer o curso crescer, elaborando os primeiros projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, organizando diversos eventos, como as semanas acadêmicas e o Show de Química, ampliando a formação profissional através do Bacharelado e da Licenciatura e inovando por meio do Programa de Pós-Graduação.

Ao explicar parte dos desafios enfrentados e das conquistas alcançadas em 10 anos, o atual coordenador de Bacharelado em Química, Eliandro Faoro fala com carinho da importância de cada estudante para a construção do curso e da atuação deles no mercado de trabalho, seja nas escolas ou nas indústrias.
Confira!

Quais seriam as ações/eventos/projetos que marcaram esse período?
Eliandro Faoro: Várias ações de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela comunidade acadêmica do curso contribuíram para o crescimento e consolidação da Química da UFGD, objetivando a melhoria das condições socioeducacionais, econômicas, ambientais e político-institucionais locais e regionais.

Dentre essas ações destacam-se, na Pesquisa, a parceria com outras Instituições de Ensino Superior brasileiras e internacionais no desenvolvimento de vários projetos ao longo desses dez anos, a excelência na formação de recursos humanos e a geração de produtos, com patentes e publicações em revistas internacionais renomadas. Na Extensão, destacam-se: a organização do inédito Encontro Regional de Química de Mato Grosso do Sul (SBQ-MS), no qual mais de 300 químicos se reuniram em Dourados para debater os rumos da ciência e da tecnologia no Cerrado; a organização da Feira de Ciências e Engenharias (FECEN), da qual, em sua primeira edição, já saíram trabalhos premiados nacionalmente; o Show da Química, que tem como objetivos a divulgação científica e a divulgação do curso de Química nas escolas da Grande Dourados e a organização anual da Semana Acadêmica Integrada de Química (SEINQUI), evento interinstitucional promovido pelos cursos de Química da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Quais são os desafios que o curso precisa superar?
Eliandro Faoro: O maior desafio que o curso precisa superar é o elevado índice de evasão, característico de todos os cursos da área de Ciências Exatas. Para isso, os docentes da área estão continuamente buscando novo saberes, conhecimentos, metodologias e estratégias de ensino. Outro desafio, decorrente da evolução em ritmo cada vez mais acelerado do mundo científico, é a busca por infraestrutura e recursos para pesquisas de alta relevância no Programa de Pós-Graduação em Química, bem como a busca pela popularização da ciência química.

O que o curso pode comemorar?
Eliandro Faoro: O maior motivo de comemoração é o crescimento do curso nesse período. O curso iniciou com uma turma de Bacharelado, de 30 ingressantes e atualmente conta com uma turma de Bacharelado, com habilitação tecnológica em período integral (30 ingressantes), além de duas turmas de Licenciatura, uma vespertina com 30 ingressantes e outra noturna, com 60 ingressantes. Além disso, contamos atualmente com o Programa de Pós-Graduação em Química, em nível de Mestrado e já foi solicitada a implementação de um Programa em nível de Doutorado em associação com UEG e UFG-Catalão.

A engrenagem fundamental para que alcançássemos o alto nível em Ensino, Pesquisa e Extensão é indubitavelmente o aluno. Sendo assim, nesta data especial, comemoramos o resultado de um trabalho bem feito e agradecemos a importante contribuição de cada egresso dos cursos de Química que, em sua grande maioria, está atuando na área de formação ou está vinculada a Programas de Pós-Graduação. Dentre os campos de atuação, a educação ainda é o mercado que mais absorve esses profissionais, por se tratar de uma área carente de profissionais de qualidade em todo o país. A habilitação tecnológica do curso de Bacharelado permite que nossos egressos desempenhem atividades relacionadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos no que diz respeito a sua composição e propriedades químicas, atendendo a demanda por profissionais qualificados, gerada pelo crescimento industrial de Mato Grosso do Sul.

Está estampado no rosto de cada docente dos cursos de Química que estamos prontos para mais 10 anos. O curso está repleto de novas cabeças sedentas por produtividade que, somado à sabedoria dos pioneiros, resultará em um inevitável avanço administrativo, educacional e científico, o que impactará na formação de excelentes profissionais.

QUER SABER MAIS SOBRE O CURSO DE QUÍMICA?

Acesse o vídeo produzido em 2015:

Fone: (67) 3410-2076
E-mail: eliandrofaoro@ufgd.edu.br