2017

Docentes precisam responder a censo, que compõe a matriz orçamentária da universidade

Atualizada: 03/03/2017

Cada professor e professora da UFGD tem até o próximo domingo, 5 de março, para responder ao questionário do Ministério da Educação na página http://sistemas.ufgd.edu.br/censo/. É muito importante que todos os docentes façam sua parte e forneçam os dados ao MEC. Estas informações fazem parte do Censo da Educação Superior e têm impacto no orçamento da universidade.
“Esse questionário faz parte do Censo da Educação Superior, cujo objetivo final é avaliar os resultados das políticas públicas direcionadas ao ensino superior”, explica o Assessor da Pró-Reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento, Alex Fraga. Conforme Alex, o questionário dos docentes é um importante indicador que compõem o Censo da Educação Superior, e por isso, está nas mãos dos professores e professoras garantir que a UFGD receba verbas adequadas às atividades deverãoser desenvolvidas nos próximos anos.
“Anualmente, o Ministério da Educação destinadaum montante de recursos para o conjunto das UniversidadesFederais. Assim, cada universidade recebe um total de verbas correspondente às atividades que efetivamente executa, de modo que o MEC realiza o Censo da Educação Superior como um dos mecanismos de avaliar as instituições e assim distribuir as verbas. O questionário aplicado aos docentes é um desses componentes de avaliação da UFGD. Por isso, é muito importante que todo docente responda ao questionário, para que o resultado demonstre como está proporcionalizado o tempo do corpo docente da UFGD, nas diferentes atividades do tripé ensino, pesquisa e extensão e as relacionadas às atividades administrativas, como as diversas comissões e comitês que cada um participou ao longo do ano de 2016”, detalha Alex Fraga.
Quem deve responder
O questionário é simples e não demora mais do que cinco minutos para ser respondido. O acesso para preenchimento é feito pelo link http://sistemas.ufgd.edu.br/censo/.
Todo docente que deu pelo menos 60 dias de aula em 2016 deve responder. Ou seja, mesmo professores que atualmente estão afastados devem colaborar, prestando informações.
É necessário informar quanto tempo de trabalho cada docente dedica a atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e para atividades de gestão na universidade.
Quem tiver dúvidas deve entrar em contato com os telefones 3410-2762, ou 3410-2772 ou pelos emails: diavi.coplan@ufgd.edu.br e cesarbarrera@ufgd.edu.br.
O que é o Censo da Educação Superior
O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, coleta informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa. Os dados são coletados a partir do preenchimento de questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC.
As estatísticas educacionais produzidas oferecem aos usuários informações sobre ingressos, matrículas, concluintes, vagas, dados de financiamento estudantil, recursos de tecnologia assistiva disponíveis às pessoas com deficiência, entre outros. Dessa forma, o Censo permite que as políticas do setor e seus participantes sejam acompanhados de maneira minuciosa. O Censo ainda subsidia o planejamento e a avaliação de políticas públicas, além de contribuir no cálculo de indicadores de qualidade como o Cálculo Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC).
Além do Resumo Técnico as informações obtidas no Censo são divulgadas pelo InepData em forma de Sinopse Estatísticas e Microdados, possibilitando transparência dos dados coletados a cada edição do Censo e acessibilidade à população.