Fevereiro

Colaboradores do HU-UFGD se unem no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Atualizada: 02/02/2016

Em consonância com campanha do Governo Federal, iniciada na última sexta-feira (29), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está engajado na batalha contra o mosquito Aedes Aegypti. Até o dia 4 de fevereiro, próxima quinta-feira, um mutirão composto por colaboradores de diversos setores fará uma vistoria completa nas dependências do hospital em busca de áreas de risco e possíveis focos de proliferação do inseto.

O objetivo, além de realizar a limpeza do local de trabalho, é educar os trabalhadores para que se tornem agentes de saúde em suas casas, ruas e bairros, colaborando no combate ao mosquito que pode transmitir zika vírus, dengue e febre chikungunya.

Na sexta-feira, uma comissão multissetorial do HU-UFGD se reuniu para traçar o plano de ação que começou a ser colocado em prática na manhã de hoje (1). Dessa forma, até o final da ação, serão vistoriadas as áreas de cobertura (telhados, calhas, caixas d’água e caixas de ar condicionado), as áreas externas (pátios, depósito de resíduos, área de gazes medicinais, depósito de soluções e arredores dos blocos da Psicologia e da Biblioteca), as áreas internas (assistencial e administrativa, incluindo seus solários), as áreas internas e externas do almoxarifado central e a área do depósito do patrimônio externo.

Cada setor responsável por um dos espaços organizou sua equipe de funcionários de forma a capacitá-los para a identificação e a eliminação das áreas de risco e dos focos, a notificação em página específica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o registro das áreas e focos por meio de fotografias e a confecção de relatórios, ao final de cada dia de inspeção. São medidas que visam evitar a reprodução do mosquito transmissor e preservar a saúde dos colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes.

Além disso, todos os trabalhadores, mesmo os que não compõem as equipes, foram convocados a ajudar e estão orientados a comunicar à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HU sobre cada possível área de risco ou foco localizados. E para que ninguém se esqueça de colaborar, cartazes estão espalhados por todos os setores do HU-UFGD, assim como são enviados e-mails sobre o tema para as caixas de correio institucionais.

Campanha nacional

Com o tema “Zika Zero”, que já se tornou hashtag nas redes sociais, e a frase “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”, o Governo Federal deu início a uma série de mobilizações contra o Aedes Aegypti e intensificou o diálogo com diferentes setores da sociedade civil, incluindo os gestores de todos os órgãos de sua esfera.

A iniciativa faz parte de uma ação integrada do Governo Federal – desenvolvida pela Presidência da República em parceria com os ministérios do Planejamento e da Saúde – na luta contra o mosquito e tem como finalidade a inspeção de todos os prédios da Administração Pública Federal. Os HUs da rede Ebserh estão incluídos e aderiram totalmente à campanha, que começou dia 29 de janeiro e vai até 4 de fevereiro. A ideia, é que, mesmo após a “semana da faxina”, cada órgão prossiga com as vistorias para evitar a proliferação das larvas do inseto.