Fevereiro

Calouros fazem matrícula e realizam ‘sonho’ de cursar a universidade

Atualizada: 02/02/2016
Novos estudantes de Medicina, Geografia, Ciências Sociais e Agronomia falam sobre as expectativas dessa etapa de profissionalização

Até quarta-feira (03.02), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) realiza as matrículas dos aprovados em primeira chamada no Processo Seletivo Vestibular 2016. O sonho de entrar na universidade agora virou realidade para os 962 candidatos que vão cursar os 32 cursos de graduação presenciais.

É o que conta a douradense Isabelle Serafim Monte, de 17 anos, aprovada em quinto lugar já na primeira tentativa para fazer o curso de Medicina na UFGD. A candidata espera sair da Universidade como uma boa profissional e preparada para o trabalho. “A Medicina é uma profissão nobre, que salva vidas, mas que vem perdendo um pouco da humanidade e espero não ser um desses profissionais”.

O mérito também vai para a caloura Bianca Gomes Pereira, de 19 anos, que já tenta, pelo segundo ano, fazer Medicina. Moradora de Campo Grande, Bianca conta que prestou provas na UERJ, UNEMAT, UFMS e UFGD. A escolha pela Instituição se deu pela proximidade de casa. “Eu sempre quis fazer medicina, era o meu sonho e agora ficarei perto de casa”, conta.

Seguir a carreira acadêmica é o sonho de Flávio Rafael Rodrigues dos Santos, de 19 anos, morador em Caarapó E que passou para o curso de Geografia. “Espero conseguir concluir a graduação e me desenvolver na Universidade, fazendo os cursos de pós-graduação”.

Para a estudante de Vila Formosa, Suellen Cristine dos Santos, de 17 anos, o sonho era fazer um curso em que estudasse as pessoas e a sociedade como um todo. Aprovada já na primeira tentativa no curso de Ciências Sociais, dentro das vagas reservadas para cota social, Suellen escolheu a UFGD pelo renome e pelo conceito da Instituição.

Também aprovado dentro das cotas, Wellington Antunes Franco Paes, de 18 anos, saiu de Corumbá e conquistou uma vaga no curso de Agronomia. “Eu fazia Engenharia da Computação, mas desisti e entrei para Agronomia, por conta da região ter mais área de trabalho”.

A reserva de vagas, também conhecida como cotas sociais, é um cumprimento à Lei 12.711/12, que orienta que 50% das vagas sejam reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesses 50% existe o recorte por renda e por autodeclaração de cor, segundo proporção da população de Mato Grosso do Sul no último centro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MATRÍCULA
Nesses três dias, a equipe da Secretaria Acadêmica da UFGD atenderá calouros de Agronomia, Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Geografia, História, Medicina, Nutrição, Psicologia, Zootecnia, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Matemática, Química, Sistemas de Informação, Física, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Mecânica, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Gestão Ambiental, Letras, Pedagogia, Relações Internacionais, Engenharia de Aquicultura.

O candidato classificado deverá observar sua modalidade de inscrição (acesso universal ou cotista) e apresentar o original e a cópia legíveis dos documentos listados em editais para matrícula, disponíveis em http://cs.ufgd.edu.br/vestibular/2016

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA ANÁLISE E COMPROVAÇÃO DA RENDA FAMILAR PER CAPITA (COTISTAS)