Banco de Leite Humano do HU-UFGD faz campanha para arrecadar frascos

Atualizada: 10/03/2016
Potes de vidro com tampa de plástico e fechamento por rosca podem ser entregues em 3 pontos de coleta

"Quem tem peito doa leite, quem não tem doa pote". É com essa ideia que o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está iniciando esta semana uma campanha para arrecadar frascos a serem utilizados na coleta do leite das doadoras externas.

Os frascos devem ser de vidro, com tampas plásticas e fechamento por rosca. Essas características são necessárias para permitir a esterilização do recipiente e evitar os riscos de contaminação. Se forem de material plástico, os potes sofrem ranhuras ao serem higienizados, o que favorece o acúmulo de resíduos e a proliferação de bactérias. Já as tampas de metal podem se oxidar e, ao enferrujar, também contaminam o leite.

De acordo com a enfermeira Neiva Barreto, do BLH, embora as embalagens de vidro com tampa de plástico já não sejam tão comuns, alguns produtos específicos, como café solúvel, ainda vêm em frascos assim. “Tem muita gente que quer ajudar e não pode doar o leite, mas pode doar os potes. E o que muitas vezes vai para o lixo, acaba tendo uma nova utilidade, que ajuda até a salvar vidas”, explica.

Os potes de vidro arrecadados pelo BLH, depois de devidamente higienizados, são embalados para serem distribuídos entre as doadoras externas.

Quem tiver em casa os frascos adequados para a coleta do leite pode entrega-los em um dos três pontos de coleta instalados a partir desta sexta-feira (11). Um ponto fica no próprio HU-UFGD, junto aos relógios de ponto na entrada dos funcionários, e outros dois na UFGD: na Unidade 1 (Reitoria - antigo CEUD) e no Centro de Convivência da Unidade 2 (Campus).

Para mais informações, esclarecimentos ou orientações, o telefone do BLH é (67) 3410-3002.

Fonte: Unidade de Comunicação/HU-UFGD/Ebserh