acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
03
2015

Animação com crítica ao capitalismo é destaque no Cineclube UFGD

  Atualizada: 03/12/2015
O projeto de extensão Cineclube UFGD apresenta neste sábado (05), “O Menino e o Mundo”, filme de animação brasileiro de 2014, dirigido por Alê Abreu.
 
A história, contada sem palavras e sem diálogos, apresenta uma criança pobre que um dia deixa a aldeia onde vive em busca de seu pai, que saiu de casa em busca de melhores condições de vida para a família. Na sua jornada de autodescobrimento, o menino encontra seres estranhos como máquinas-bichos e descobre o problema da desigualdade social, tanto nas fazendas quanto nas indústrias, com o desemprego trazido pela automação.
 
A obra é humanista e densa, mostra a complexidade do mundo por meio de um desenho simples e minimalista. E essa simplicidade da essência permite que o filme faça uma forte comunicação com todo tipo de espectador.
 
É um filme para o público infantil, por apresentar um universo ingênuo e lúdico do ponto de vista do protagonista. Mas é também um filme político, pois na trajetória do personagem principal, atravessam-se os diversos estágios que o capitalismo conheceu ao longo dos séculos, saindo da fase de produção para consumo próprio, passando pela mecanização do trabalho, industrialização e aumento da exploração do trabalhador.
 
A sessão é gratuita e aberta para toda comunidade. A exibição acontece às 17h, no Cineauditório da Unidade 1 da UFGD (Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).



    Fotos