Fevereiro

Acadêmicos de Artes Cênicas convidam para leitura dramática de Escola de Mulheres

Atualizada: 19/02/2016
Apresentação é parte de um projeto de extensão e aberta a toda a comunidade

Acadêmicos do curso de Artes Cênicas apresentam, no próximo dia 27, às 19h, a leitura dramática do texto Escola de Mulheres, de Molière, no espaço Casulo (Rua Reinaldo Bianchi, nº 398, Parque Alvorada).

A apresentação faz parte do projeto de extensão “Chá com drama – leitura dramática de textos teatrais”, cujo principal objetivo é pesquisar e debater textos ditos universais por sua abrangência e pertinência, em escolas de artes cênicas, gerando uma leitura dramática mensal à comunidade.

No momento, apenas os acadêmicos de Artes Cênicas estão participando, mas as inscrições são abertas para os interessados de qualquer curso de graduação e também para docentes e técnicos. Para participar, os interessados devem entrar em contato diretamente no Núcleo de Artes Cênicas, na sala dos técnicos, no período vespertino e noturno. As inscrições são abertas mensalmente.

Escola de Mulheres
O texto é entendido como uma comédia de costumes que retrata a burguesia francesa do século VXII com foco no adultério feminino. Considerado um escândalo para a época, tem como tema principal o casamento. Arnolfo  pretende casar-se com moça pura e ingênua, que não lhe dê os temíveis adornos de cabeça que tantos homens ganham. Porém, justamente por ser tão ingênua, sua pretendente acaba apaixonando-se por outro homem, daí surgem inúmeras situações e conflitos no decorrer da trama.

De acordo com a professora Ariane Guerra, uma das coordenadoras do projeto, a apresentação tem o propósito de aprimorar o diálogo em cultura com a comunidade douradense e incentivar a própria leitura para a comunidade acadêmica e municipal. “Unindo cultura ao lazer, prazer e educação, a leitura dramática acresce conhecimento não só aos que participaram do projeto, como também aos que assistem a essa performance. Soma-se a isso a cordialidade de um chá para tornar os encontros mais agradáveis e estéticos”, explica Ariane.

Quem tiver interesse em assistir à leitura do dia 27, pode pagar qualquer quantia pela entrada, de acordo com o valor que lhe convier.