Abertura da FECEN teve homenagens e palestra sobre ética na ciência

Atualizada: 17/11/2015
A Feira de Ciências e Engenharias (FECEN) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) teve início na noite da última segunda-feira (16). A abertura foi realizada no Teatro Municipal e contou com show de palhaços, homenagens a professores e palestra sobre ciência e tecnologia.

O evento teve início com uma apresentação do espetáculo Dandys Acrobático, pela companhia circense M’Boitatá, que arrancou gargalhadas do público presente com piadas e acrobacias divertidas. Na sequência, os professores Paula Padovesse Peixoto, Rute Izabel Conceição, Adão Antônio da Silva, Herberth Juliano Vieira, Eliandro Faoro e Ademir de Souza Pereira compuseram a mesa diretiva que proferiu as saudações iniciais.

Como ponto principal da abertura, a palestra "As contribuições da ciência para o crescimento da humanidade - (Des) Avanços e (Res) Significações" foi ministrada pela doutora em Letras Márcia Maria de Medeiros. Marcia é professora adjunta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Turismo, Letras, Química Industrial e Enfermagem, além de coordenadora do curso de Especialização em Ciências do Envelhecimento Humano da UEMS.

A palestra problematizou a evolução da relação dos seres humanos com os meios tecnológicos, citando pensadores como Karl Marx, Martin Heidegger, Michel Foucault, além de cientistas como Albert Einstein. Na visão da palestrante, a ciência estaria ficando cada vez mais submissa à técnica e a interesses econômicos, tornando a humanidade refém dos aparatos tecnológicos. “Ciência, tecnologia e ética são três elementos que devem caminhar juntos. Precisamos retornar a uma concepção ética da ciência que equilibre o eu, o outro e a natureza”, explicou Márcia em suas considerações finais.

A abertura da FECEN também contou com diversas homenagens. Os professores Ademir de Souza Pereira, Gerson Ribeiro Homem, Rodrigo Sacchi, Márcio Rogério Silva, Selma Hashimoto, Kely Picoli, Paula Padovesse Peixoto, Maricy Bonfá e Rozanna Muzzi foram presenteados com um buquê de flores por alunos da UFGD. Os professores Agleison Omido e Rafael Gregolin receberam menção honrosa por parte do evento.

FECEN
A FECEN é um projeto de extensão sob orientação de Heberth Juliano Vieira, professor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET), e a comissão organizadora é formada por acadêmicos de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UFGD. Além disso, participam da FECEN professores das Faculdades de Ciências Exatas e Tecnologia, de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA), de Ciências Agrárias (FCA) e de Engenharia (FAEN).

O evento conta com palestras, minicursos e exposições e será realizado até o dia 20 de novembro na Cidade Universitária (unidade 2) da UFGD.  Nesta quarta-feira (18), será realizada apresentação de engenhocas para visitação de escolas de Dourados e região, na quadra de esportes da Unidade 2 da UFGD.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço http://www.fecen.com.br.