Núcleo de Comissões auxilia na reformulação dos processos de trabalho do HU-UFGD

Atualizada: 12/09/2016
Núcleo completa um ano de trabalho e reúne 42 comissões, comitês, grupos de trabalhos e equipes

Organizado desde setembro de 2015 e instituído em dezembro do mesmo ano, o Núcleo de Comissões Hospitalares do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) completa um ano de trabalho em busca de melhorar os processos, defender os interesses dos pacientes e contribuir no aprimoramento técnico, administrativo e ético por meio da instituição e do funcionamento de comissões na instituição.

Ligado diretamente à Superintendência como órgão de assessoria, o Núcleo reúne hoje 42 comissões, comitês, grupos de trabalhos e equipes, que têm como meta organizar os processos de trabalho do hospital em todas as esferas, fazendo com que temas críticos da instituição sejam solucionados da melhor maneira possível e de forma democrática.

Antes de sua criação, a rotina das comissões não era registrada com eficácia e muitas não cumpriam os requisitos básicos como elaboração e aprovação de regulamento interno e plano de ação, sendo que algumas ainda nem estavam corretamente estabelecidas e compostas.

Coordenadora do Núcleo, a médica Mirna Matsui explica que algumas das comissões são permanentes e obrigatórias, ou seja, existem necessariamente em todos os hospitais por demanda do Ministério da Saúde. No total, o HU-UFGD possui 21 comissões com esse caráter, em acordo com o perfil do serviço que oferece.

Um exemplo de comissão permanente e obrigatória que já tem suas ações bastante difundidas entre os processos de trabalho do hospital é a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), que tem como principal finalidade a redução máxima da incidência e da gravidade das infecções relacionadas ao ambiente hospitalar.

Além da orientação do Ministério da Saúde, a obrigatoriedade da existências dessas comissões é requisito para que o HU-UFGD consiga o credenciamento para se tornar um Hospital de Ensino e também é item fundamental a ser conferido na avaliação do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS).

Frutos do trabalho

Simultaneamente à reorganização das comissões já existentes, foram criadas novas, em virtude da necessidade de reformulação de alguns processos de trabalho. Uma delas é a Comissão de Documentação Médica e Estatística (CDME), instituída para reorganizar questões relacionadas ao prontuário médico, sob todos os pontos de vista: assistencial, administrativo e de faturamento.

“Hoje, após a organização das comissões, o Núcleo tem como função fazer o monitoramento de todas essas entidades. Elas estão funcionando plenamente e passamos a exigir regulamento interno, plano de ação, cronograma de reuniões ordinárias e as atas dos encontros”, afirma Mirna.

Ela diz que os frutos do trabalho do primeiro ano de atividades já estão surgindo e cita como exemplos o progresso da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que em 2016 passou a realizar a captação de córneas dentro do HU-UFGD, de forma célere e com equipe própria; a Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), que periodicamente revisa a lista de medicamentos padronizados a fim de adequá-la ao perfil assistencial, com menor custo;, e a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN), que tenta reduzir a incidência de desnutrição intrahospitalar, quadro que aumenta mortalidade, morbidade, tempo de internação e custos, além de promover discussões de caso e difusão de conhecimentos sobre terapia nutricional.

Para o futuro, a médica expõe que o caminho é reduzir gradativamente o número de comissões, à medida em que os processos se consolidem e os assuntos dos quais elas tratam forem se solucionando, mantendo-se apenas as permanentes e obrigatórias.

Mais informações sobre o Núcleo de Comissões Hospitalares e as comissões, comitês, grupos de trabalho e equipes podem ser conferidas no site do HU-UFGD: http://www.ebserh.gov.br/web/hu-ufgd/comissoes-comites-nucleos-equipes/apresentacao