Estudantes da UFGD participaram da 10ª Bienal da UNE

Atualizada: 01/03/2017

Um grupo de estudantes da UFGD e membros do DCE (Diretório Central de Estudantes) participou da 10ª Bienal da UNE, um dos maiores encontros estudantis da América Latina. A edição de 2017 foi realizada em Fortaleza (Ceará), de 29 de janeiro a 01 de fevereiro.

Após várias solicitações e conversas entre os estudantes e a Reitoria, foi possível apoiar a participação no evento por meio da cedência de um micro-ônibus, da disponibilização dos dois motoristas e do pagamento das diárias do servidor Doralino Zarate para acompanhar os alunos durante toda a viagem.

Devido aos recursos escassos no início do ano, a Reitoria informa que não foi possível a disponibilização de dois ônibus, realizada em edições anteriores ao evento. Isso porque o recurso utilizado no passado era do PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil) e a CGU (Controladoria-Geral da União) recomendou que não fosse utilizado o recurso com alunos que não se encaixassem no perfil socioeconômico vulnerável e em programas que não fossem com a finalidade de atendimento de tal público. A Reitoria explica que, seguindo essa linha, não foi possível a reserva do ônibus, pois a solicitação não estava prevista no orçamento de 2017 e o pedido foi protocolado no último dia do recesso, inviabilizando a reserva.

A Reitoria e os estudantes se mobilizaram para custear a viagem. As Faculdades patrocinaram o combustível e os alunos arrecadaram dinheiro para pagar as diárias dos motoristas.