-A A +A

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – FCS

A implantação do curso de Medicina ocorreu anteriormente à criação da UFGD, vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), instituição que deu origem a UFGD. Iniciou-se com uma turma de 50 alunos em março de 2000, após uma pactuação feita entra e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Prefeitura de Dourados, Governo de Mato Grosso do Sul e Associação Médica da Grande Dourados (AMGD).

O curso de Medicina foi uma demanda da sociedade da Grande Dourados. Durante os sete primeiros anos, as aulas teóricas ocorreram no antigo CEUD e contou com o apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que cedeu os laboratórios do curso de Enfermagem, e da Prefeitura de Dourados. Os convênios firmados com a Prefeitura, Associação Médica e o curso de Medicina de Dourados permitiram estágios supervisionados nos postos de saúde da cidade, nos hospitais Evangélico e da Mulher e no Pronto Atendimento Médico (PAM), fortalecendo e consolidando o curso de Medicina.

A implantação das Ligas da Hipertensão, de Emergência e Trauma, Geriatria, Diabetes, Terapia Intensiva, Oncologia contribuiu para a melhoria da estrutura do curso. Com a criação da UFGD, o curso de Medicina passou a fazer parte da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e recebeu investimentos do governo federal no intuito de melhorar a assistência aos pacientes, o ensino e a pesquisa. Em 11 de julho de 2007, tiveram início os estágios supervisionados com a contratação de preceptores no Hospital Universitário (HU) de Dourados e, em 2008, houve a incorporação definitiva do HU pela UFGD. Nesse mesmo ano foi firmado um convênio com a Prefeitura para realização de práticas nos Programas Saúde da Família, Postos de Saúde, SAMU, Hospital da Vida, fruto do trabalho executado anteriormente. Em 2009, houve o início do funcionamento do curso de Nutrição.

Com a proposta de uma Central de Laboratórios Multiusuários a Central de Apoio à Pesquisa (CAP), a FCS tem concepção fundamentada na racionalização da aquisição e utilização de equipamentos de médio e grande porte, pelos diversos grupos de pesquisa instalados na Faculdade, e também pretende incentivar e promover o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares. Toda a estrutura de equipamentos estará disponível aos pesquisadores e pós-graduandos.

INFORMES Nenhum informe no momento
CONTATO

Rodovia Dourados / Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Fone: (67) 3410-2320 e 2321



CALENDÁRIO
UFGD - Unidade 1
Rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso, Cx. Postal 322 - CEP 79825-070
67 3410-2002

UFGD - Unidade 2
Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitaria, Cx. Postal 533 - CEP 79804-970
67 3410-2001

Este Sítio Web é acessível via IPv6!