-A A +A

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO, ARTES E LETRAS – FACALE

O curso de Letras começou a funcionar em 1971 e, desde sua implantação, vem atendendo às necessidades da comunidade douradense e de municípios circunvizinhos, especialmente, no que se refere ao aprimoramento da formação de professores de Língua Portuguesa, de Literaturas de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa na Educação Básica (5ª série a 8ª série; 6º ano ao 9º ano; e ensino médio). Objetivando estender a sua área de abrangência, foi implantada a habilitação em Português/Literatura e, em 2000, a modalidade Bacharelado com habilitação em Tradutor e Intérprete e Secretário Bilíngue, com opções em Língua Espanhola e Língua Inglesa.

A implantação dessas habilitações procurava atender às reivindicações da comunidade e responder à tendência nacional de ampliação do campo de trabalho do profissional de Letras. Considerou-se, ainda, a localização geográfica do Estado de Mato Grosso do Sul e a sua importância no contexto econômico-cultural em relação aos países do Cone Sul. Em 2008, inicia-se um processo de reestruturação dos cursos em toda a UFGD tendo em vista a proposta de reestruturação e expansão da universidade (REUNI) à qual a UFGD aderiu. O curso de Letras da FACALE, aderindo a essa proposta, faz algumas alterações na estrutura curricular das duas habilitações que oferece.

O curso tem procurado desenvolver um trabalho integrado com a comunidade visando propiciar o contato dos acadêmicos e dos professores das redes pública e privada de ensino, com especialistas das áreas de Línguas, Linguística e Literaturas e seus respectivos estudos, de maneira que os participantes possam confrontar a sua prática com novas informações e, a partir daí, repensar sua postura e sua ação enquanto profissionais da área de Letras. Essa integração tem sido efetivada mediante a promoção de cursos de extensão, seminários, encontros, assessorias com a participação, inclusive, de docentes de diferentes Instituições de Ensino Superior do País.

Com vistas, ainda, a atender às reivindicações da comunidade, a Faculdade promoveu diversos cursos de pós-graduação lato senso e oferta o Mestrado em Letras, com área de concentração em Literatura e Práticas Culturais e Linguística e Práticas Culturais e Transculturalidade. No que se refere à pesquisa, docentes têm desenvolvido pesquisas ligadas tanto à capacitação docente quanto às linhas de pesquisa da FACALE, assim como orientado projetos de Iniciação Científica.

INFORMES Nenhum informe no momento
CONTATO

Rodovia Dourados / Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Fone: (67) 3410-2010



CALENDÁRIO
UFGD - Unidade 1
Rua João Rosa Góes, 1761 - Vila Progresso, Cx. Postal 322 - CEP 79825-070
67 3410-2002

UFGD - Unidade 2
Rodovia Dourados - Itahum, Km 12 - Cidade Universitaria, Cx. Postal 533 - CEP 79804-970
67 3410-2001

Este Sítio Web é acessível via IPv6!