acessibilidade

Início do conteúdo da página

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Hoje, no dia 20 de novembro, celebramos o Dia da Consciência Negra.

 

A data nasceu em 4 de novembro de 1978, depois de uma reunião de ativistas do Movimento Negro Unificado em Salvador. O dia 20 de novembro foi escolhido pois é a data da morte de Zumbi dos Palmares, um importante símbolo na luta contra a escravidão.

 

A proposta do Dia da Consciência Negra é fazer-nos refletir sobre a história e a posição dos negros e negras na sociedade brasileira, assim como relembrar a luta dos negros contra a opressão no país. 

 

Durante o mês de novembro, o NEAB/UFGD preparou diversas atividades que tem por objetivo promover a discussão e a difusão de conhecimentos acerca das questões que envolvem a diversidade étnico-racial, assim como debater as conquistas do povo negro e relembrar sua história.

 

Uma dessas atividades é o III SEMINÁRIO SUL-MATO-GROSSENSE EM EDUCAÇÃO, GÊNERO, RAÇA E ETNIA 2019/UEMS/UFGD E I SEMINÁRIO DIÁLOGOS TRANSNACIONAIS : SABERES  DECOLONIAIS, LUTAS ANTIRRACISTAS E ANTIPATRIARCAIS 2019 UFGD, que acontece de 19/11 a 22/11, na UFGD e na UEMS. Convidamos a todos para comparecer. 

 

O cronograma do Mês da Consciência Negra (e dos seminários) pode ser acessado através do link: https://docs.google.com/document/d/1Y3es3S5QoDVChp7fQNSkiaKssg7ci0nogChCKM8qWOo/edit?usp=sharing 

 

Participem!

 

Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares

 


 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
NEAB
Nome responsável:
NEAB
Email:
neab@ufgd.edu.br
Telefone:
3410-2751