UFGD participa da PONCHO International Week

Entre os dias 05 a 10 de maio de 2019, a Universidade Federal da Grande Dourados participou da PONCHO International Week, realizada em Assunção (Paraguai). Durante esse evento foram realizadas a reunião de divulgação dos resultados do projeto PONCHO, um “Student Camp” e uma feira internacional de universidades.

O Projeto Poncho, do qual a UFGD é membro, é um projeto europeu financiado pela Comissão Europeia através da EACEA no âmbito do Programa Erasmus+ e da sua Ação-Chave 2, Capacitação para o Ensino Superior. O projeto visa promover a internacionalização das Universidades periféricas da América Latina, através da implementação de suas capacidades técnicas, acadêmicas e institucionais, em nível nacional, regional e internacional.

Vinte e cinco instituições de Ensino Superior fazem parte do Projeto, incluindo quatro Universidades Europeias da Espanha, França, Portugal e Polônia e 21 Universidades de 8 países da América Latina, como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. A Universidad de las Palmas de Gran Canaria, na Espanha, coordena o projeto.

Durante a reunião de resultados, foi proposta uma rede internacional para a submissão de novos projetos para órgãos de fomento internacional.

O “Student Camp” foi uma atividade especialmente implementada para fomentar a participação das comunidades estudantis de Universidades parceiras da América Latina e Europa no processo de internacionalização de suas Universidades. O objetivo foi conscientizar os estudantes sobre questões internacionais e multiculturais e informá-los sobre o valor agregado de diplomas internacionais e programas de mobilidade para a sociedade e países aos quais eles pertencem. Ademais, foram realizadas palestras e atividades, como o papel dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as Universidades e o como se preparar para uma mobilidade internacional.

Durante a feira internacional, diversas universidades montaram pequenos estandes para divulgar as instituições de ensino superior para o público internacional. Representaram a UFGD, o Sr. Vagno Nunes (Chefe do Gabinete da Reitoria), o Prof. Tomaz Espósito Neto (Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais), o Senhor Alexssandro Roberts (Chefe da Seção de Cooperação e Acordos Internacionais), a Srta. Jordana Nascimento (acadêmica do curso de Relações Internacionais) e o sr. Bruno Carvalho dos Santos (acadêmico do curso de Psicologia).

As despesas foram arcadas pelo projeto Poncho e pela União Europeia.

PONCHO

INTERNATIONAL WEEK

STUDENT CAMP

Student Camp