Professores indígenas apresentam à UFGD demanda pela criação de três novos cursos de graduação voltados aos povos originários

No último sábado, 04/03, o reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jones Dari Goettert, esteve em uma reunião dos professores indígenas da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul. O encontro teve como intuito elaborar uma pauta de reivindicações aos governos estadual e federal para a garantia dos direitos da população indígena no âmbito da educação. O evento marca a rearticulação e a união entre os professores indígenas, que estavam há mais de três anos sem realizar um encontro como esse.

Ao dirigente da UFGD, os educadores e as educadoras indígenas apresentaram a necessidade da abertura de três novos cursos de graduação voltados especificamente para o público indígena. Os cursos reivindicados são de Saúde Indígena, Pedagogia Intercultural e Gestão Pública – tendo como objetivo formar cidadãos indígenas qualificados para atuar nessas áreas. Conforme os professores apontaram, profissionais indígenas teriam mais facilidade para atuar com eficiência e respeito às especificidades culturais dos povos originários. Eles destacaram que políticas públicas de saúde, de educação e de saneamento, entre outras, são fundamentais para que o povo indígena possa ter autonomia e qualidade de vida.

Em resposta, o reitor afirmou que a criação de novos cursos é um grande desafio a ser enfrentado, visto que o orçamento das universidades tem sofrido cortes nos últimos anos, e garantiu que vai iniciar diálogo com o Ministério da Educação e com o Ministério dos Povos Originários para viabilizar as demandas.

Reunião

Reitor da UFGD fala a professores indígenas

Reunião

Reunião de professoras e professores indígenas da rede pública de educação