Julho

UFGD prestigia cerimônia de abertura da 71ª Reunião anual da SBPC

Atualizada: 22/07/2019

71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

O maior evento científico da América Latina e o terceiro maior do mundo, a Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), chegou à sua 71ª edição, e é realizada pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, na UFMS – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, entre os dias 21 e 27 de julho.

A cerimônia de abertura aconteceu na noite de ontem (21), em grande estilo, no Teatro Glauce Rocha na universidade, logo após o espetáculo “Fronteiras e Encontros”, uma apresentação da cultura regional com coral, músicos e dançarinos. Discursos das autoridades presentes, homenagens a pessoas importantes para a ciência e cultura sul-mato-grossense e um show do cantor, violeiro e compositor Almir Sater abrilhantaram a noite, que também comemorou os 40 anos da UFMS. Reitores, professores, alunos, políticos e representantes dos mais diversos setores da sociedade, estiveram presentes no encontro. A Reitora da UFGD, Profª Mirlene Damázio; o Vice-Reitor, Prof. Luciano Oliveira Geisenhoff; o Pró-Reitor Prof. Tomaz Espósito Neto, da PROPP (Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa) e demais Pró-Reitores, também prestigiaram o evento, além de professores e alunos.

Compondo a mesa ao lado do Reitor da UFMS, Marcelo Turine, estavam o governador do Estado, Reinaldo Azambuja; o prefeito de Campo Grande, Marcos Trad; o deputado Luiz Ovando, representando a bancada federal; o deputado estadual Rinaldo Modesto, representando a Assembleia Legislativa; o presidente da Famasul, Maurício Saito, presidente da SBPC; Ildeu de Castro Moreira; além de autoridades do governo federal e estadual, como o secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior; e o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Francisco Semeghini Neto, coordenadores e organizadores do evento, entre outros.

O Reitor da UFMS, Marcelo Turine, disse que a união de esforços da comunidade científica brasileira para o enriquecimento acadêmico e cultural da sociedade como um todo é o que torna o evento tão importante. “Essa é uma conquista de toda a comunidade acadêmica sul-mato-grossense e uma oportunidade de mostrar o enorme potencial científico do nosso Estado”, disse.

Em nome das entidades do MS que são parceiras apoiadoras da SBPC, o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio George Mendonça, disse que “a junção do conhecimento da área acadêmica com o setor privado é ideal para a ampliação e popularização da ciência no país, desenvolvimento do Estado e geração de emprego e renda”.

O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, também falou da importância da pesquisa para o desenvolvimento do país: “A experiência internacional mostra que cada dólar investido em pesquisa, traz de volta três a oito dólares. No Brasil tem sido mais. O investimento que foi feito em ciência relacionada com a agroindústria, por exemplo, tem trazido retorno muito maior do que oito vezes o investimento inicial e é essa a lição que temos que aprender. Ciência traz recursos. Ciência traz desenvolvimento. Ciência molda o futuro do país”, encerrou sob aplausos.

UFGD na SBPC

No estande da UFGD, estarão disponíveis protótipos, experimentos de pesquisas e 34 pôsteres de professores e alunos da Universidade. Além disso, eles participarão de rodas de conversa, mesas redondas, palestras e conferências durante toda a semana.

Sobre a 71ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema "Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social", a SBPC traz à capital sul-mato-grossense uma programação com mais de 250 atividades e a participação de pesquisadores renomados, nacionais e internacionais, além de gestores do sistema estadual e nacional de CT&I.

A programação científica se soma às atividades da SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena e SBPC Educação. No total, serão realizadas, ao longo da semana, 67 conferências, 59 mesas-redondas, 40 encontros, 16 rodas de conversa, 09 sessões especiais, 05 palestras, 04 assembleias e 03 oficinas. Além disso, serão oferecidos 44 minicursos, com carga horária de 8 horas, em diversas áreas do conhecimento.

Entre os destaques da programação está o lançamento, hoje, 22 de julho, da edição 2019 da Pesquisa de Percepção Pública da Ciência e Tecnologia no Brasil, estudo realizado pela SBPC, junto ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento contará também com uma conferência do ministro Marcos Pontes, na sexta-feira, 26 de julho.

As celebrações importantes da ciência em 2019 também terão sessões especiais, como uma homenagem aos 20 anos da Plataforma Lattes, ao Ano Internacional das Línguas Indígenas, os 150 anos da Tabela Periódica, os 250 anos de Alexander von Humboldt, os 50 anos da Descoberta dos Quark e o Centenário do Eclipse de Sobral, que confirmou a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein.

Assessoria de Comunicação e Relações Públicas da UFGD