acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
20
2018

​UFGD implementa novo Portal nesta terça-feira

  Atualizada: 20/11/2018
A UFGD coloca no ar nesta terça-feira (20/11) o novo Portal. Sob coordenação da Seção de Web, da Assessoria de Comunicação Social (ACS/UFGD), a página cumpre, em especial, com o direito do cidadão de ter acesso à informação, já que o site é acessível a pessoas com deficiência, e possui novos módulos que também dão liberdade aos servidores postar seus próprios conteúdos.  
Conforme o servidor Cledison Gonçalves, técnico da área de Tecnologia da Informação, o novo Portal também se adapta a qualquer dispositivo móvel como celulares e tablets. "E o layout atende o padrão colocado pelo governo federal para portais institucionais". 
O conteúdo existente no site atual já foi migrado para o novo Portal, apenas os full banners de destaque deverão ser reencaminhamos pelos coordenadores dos respectivos eventos, no tamanho 960 X 200 pixels.
Segundo o Assessor de Comunicação Social da UFGD, João Gabriel Pimentel, o novo Portal é uma demanda solicitada pela atual gestão da Reitoria e vem sendo desenvolvida há 2 anos pela ACS, com apoio da COIN, com o objetivo de proporcionar mais liberdade aos usuários. "Hoje, o número de usuários que acessam o site pelo celular chega a 75%. O novo Portal é um ganho imenso para a qualidade e liberdade da informação dentro da UFGD", destacou o assessor.
No final de outubro, a ACS treinou servidores para conhecerem as ferramentas de acesso ao Portal e também está colocando um estagiário à disposição, pelas manhãs, das 8h às 10h, para atender técnicos e docentes a navegarem pelo novo site. 
O Manual de Gestão do Portal já está disponível pelo link: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/ASSESSORIA-COMUNICACAO/Manual%20do%20sistema%20Gest%C3%A3o%20Portal%20(256kb).pdf
ACESSIBILIDADE
A partir da Lei nº 12.527/2011, a Lei de Acesso à Informação, o governo federal passou a ter obrigação de disponibilizar informações na internet, fazendo uso de medidas necessárias para garantir a acessibilidade do conteúdo para pessoas com deficiência. 
O governo brasileiro então criou um Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) que norteia o desenvolvimento e a adaptação dos conteúdos digitais do governo federal para que sejam acessíveis a todas as pessoas. A proposta do conteúdo é fornecer noções básicas de acessibilidade na Web para as pessoas que trabalhem com inclusão de conteúdos em sites e portais. 
Além disso, dois módulos do e-MAG Conteudista estão disponíveis para  um curso certificado pelo ENAP com carga horária de 20 horas a todos os servidores. Informações pelo link: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/41

Assessoria de Comunicação Social da UFGD



    Fotos