Reitor da UFMS assume presidência do Crie-MS

Atualizada: 20/03/2019

Nesta segunda-feira, 18, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) para o biênio 2019-2020. O evento ocorreu na Sala de Atos da Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

No ato, o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Edir dos Santos Costa, passou a presidência do Conselho para o reitor da UFMS, Marcelo Turine. “O Crie-MS é um espaço permanente de debates, no qual pautamos decisões importantes e criamos um pensamento coletivo sobre o ensino superior em nosso Estado”, destacou Marcelo Turine, que presidirá o Conselho durante o biênio 2019-2020. Como vice-presidente, foi empossado o reitor da Universidade Anhanguera Uniderp, Taner Bitencourt.

O Crie-MS foi implantado em agosto de 2017, com o objetivo de fortalecer o ensino superior em Mato Grosso do Sul. Também compõem o Conselho os reitores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fabio Edir; da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre Ricardo Carlos; do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Luiz Simão Staszczak; e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Liane Maria Calarge, que por estar de licença para tratamento de saúde, foi representada  na cerimônia de posse pela Pró-Reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE), Mara Mussury.

foto 2

“Mais do que uma simples parceria, unimos esforços para fazer com que o ensino superior contribua para o desenvolvimento do Estado.Vale destacar que nenhum outro Estado Brasileiro conseguiu fazer o que fizemos, unindo instituições públicas, privadas, confessionais e de capital aberto em torno de objetivos em comum. É um exemplo que Mato Grosso do Sul dá ao Brasil, mostrando que, em nome da educação, é possível abrir mão de qualquer concorrência ou eventuais rivalidades que possam existir entre instituições que, por missão e vocação, deveriam atuar de mãos dadas", ressaltou o reitor da UEMS, Fabio Edir, que presidiu o Crie-MS entre 2017-2018.

Em sua primeira gestão o Conselho promoveu ações importantes, como o I Seminário da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRILA), em Campo Grande, na sede da UEMS e da UCDB, que discutiu os desafios sociais, turísticos, econômicos e das potencialidades acadêmicas relativas ao projeto, bem como a criação do Dia Estadual da Educação e a entrega da Medalha Darcy Ribeiro e da Comenda Pedro Pedrossian, instituídas com o objetivo de reconhecer as contribuições de professores, pesquisadores e outros profissionais do meio acadêmico à educação superior sul-mato-grossense.

Presente na cerimônia de posse, o secretário de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos de MS, Pedro Chaves dos Santos Filho, colocou-se à disposição do Conselho para auxiliar na conquista de recursos e viabilização de projetos. “A solução dos problemas do Brasil passa pela educação e as universidades têm papel fundamental nisso”, ressaltou. Representando o governador do Estado, a secretária de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, ressaltou o papel das instituições de ensino superior na formação de professores para a educação infantil, ensino fundamental e médio.

Números – O reitor da UFMS apresentou números que refletem alguns desafios para o ensino superior. Por exemplo, Mato Grosso do Sul, atualmente, tem a menor quantidade de instituições do Centro-Oeste, sendo responsável por apenas 1,6% do número de matrículas de todo o Brasil. Dos mais de 2,8 mil doutores de MS, 97% pertencem aos quadros das instituições que compõem o Crie-MS, bem como 100% dos cursos de Mestrado e Doutorado, são oferecidos pelas seis instituições.

Para Marcelo Turine, além do caráter inédito no país, o Crie-MS é uma ferramenta estratégica que atua na articulação e conjugação de esforços para trazer investimentos em educação, ciência, tecnologia e inovação. De acordo com o reitor da UFMS, juntas, as instituições mobilizam 100 mil pessoas, entre professores, técnicos e estudantes e é um “modelo nacional de referência, um grupo em que a cooperação e o respeito entre as instituições contribuem para a formação dos jovens, para o fortalecimento dos nossos mestrados e doutorados”.

Projetos – Entre os projetos da nova gestão do Crie-MS para 2019-2020 estão: incrementar a colaboração e cooperação institucional entre as instituições de ensino superior; articular a política institucional das instituições e do Conselho em nível nacional e junto ao governo do Estado, elevando os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação em MS; implantar a mobilidade acadêmica de estudantes de graduação; realizar o maior evento de Ciência da América Latina – SBPC 2019; relançar o Festival da Canção Universitária; fomentar o desenvolvimento de projetos de Turismo e Cultura para a Rota Bioceânica; criar o programa de estágio de estudantes do Crie para atuarem em atividades e gestão no Governo; incentivar a realização das feiras de ciências; desenvolver projetos no âmbito de Ciência na Escola por meio de parceria com as secretarias de Educação visando a fortalecer a educação básica e a formação de professores; e fomentar uma rede de pesquisa e inovação na área de Bioeconomia.