acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
04
2020

Pesquisadores da UFGD, UNESP e ESALQ estão entre os melhores no Congresso Internacional de Ecologia

  Atualizada: 04/12/2020

O trabalho intitulado Shifts in Ecological Dominance Between Two Lepidopteran Species in Refuge Areas of Bt Cotton with Insecticide Spray foi selecionado entre os melhores trabalhos no Congresso Internacional de Ecologia, ocorrido de 9 a 12 de novembro.
 
Na tentativa de elucidar as consequências da dinâmica competitiva para a dominância ecológica das espécies de lagartas Helicoverpa armigera e Spodoptera frugiperda em áreas de refúgios de algodão Bt, os autores conduziram os trabalhos em duas etapas. Na primeira, foram avaliadas, a nível de campo, as interações intra e interespecíficas de H. armigera e S. frugiperda em plantas de algodão não Bt, em experimento que correspondeu à tese de doutorado da UFGD de Danilo R. S. Santana, sob orientação do professor Paulo E. Degrande.
 
Já na segunda etapa, os pesquisadores exploraram a matriz de dados coletados em campo para parametrizar um modelo de autômatos celulares com regras de atualização inspiradas em teoria dos jogos. Essa segunda etapa conta com financiamento de bolsa de pós-doutorado do pesquisador José Bruno Malaquias pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Processo FAPESP: 2018/20435-5), sob supervisão da professora Cláudia Pio Ferreira.
 
Nas simulações computacionais, os pesquisadores analisaram cenários hipotéticos que envolveram adoção e não adoção de inseticidas nas áreas de refúgio, em combinação com o fator resistência de uma ou das duas espécies de lagartas aos inseticidas utilizados nas áreas de refúgio.
 
No experimento de campo na UFGD, foi observado que H. armigera possui superior performance competitiva em relação à S. frugiperda apenas em altas densidades. Com as simulações computacionais foi evidenciado que a resistência das espécies a inseticidas é um fator de risco para produção de indivíduos suscetíveis de H. armigera em larga escala nas áreas de refúgio. Consequentemente, isto poderá impactar a evolução da resistência das populações dos insetos ao algodão Bt.
 
Diante dos resultados, os pesquisadores enfatizam a necessidade de delineamento de um manejo sustentável de S. frugiperda e H. armigera nas áreas de refúgio, preconizando o uso mínimo de inseticidas nesses cultivos.
 
A pesquisa é de autoria de José Bruno Malaquias (UNESP | IBB | Botucatu); Danilo Renato Santiago Santana (PPG-Agronomia | UFGD); Paulo Eduardo Degrande (FCA | UFGD); Claudia Pio Ferreira (UNESP | IBB | Botucatu); Jéssica Karina da Silva Pachú (ESALQ | USP).

 
Fonte: Paulo Eduardo Degrande / Edição: Jornalismo ACS-UFGD
 

Certificado Conecon
 




    Fotos