2020

Na UFGD, o vestibulando pode escolher seu curso de graduação já pensando na pós-graduação

Atualizada: 27/11/2020
São duas residências nas áreas de saúde, 24 cursos de mestrado e 11 de doutorado em andamento nas diversas faculdades

Um dos diferenciais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) na região é a possibilidade que o vestibulando tem de poder cursar a graduação e a pós-graduação na mesma instituição. Após terminar a "faculdade", o aluno da UFGD pode participar do processo de seleção em algum dos 27 programas de pós-graduação que oferecem, gratuitamente, cursos de residência nas áreas de saúde, mestrado ou doutorado em 11 das 12 faculdades.

Quem quiser aproveitar esta oportunidade deve ficar atento aos prazos: a UFGD está com inscrições abertas para vestibulares que oferecem vagas em 40 cursos de graduação, presenciais e à distância.

Os estudantes da UFGD têm aulas com professores com titulação de doutor, podem entrar em grupos de pesquisa já na graduação, fazer iniciação científica e participar de projetos que irão prepará-los e facilitarão a entrada na pós-graduação. Dentro dessa perspectiva, o vestibulando pode planejar quais serão os investimentos na sua carreira a longo prazo e escolher uma universidade pública e gratuita.

O primeiro passo é o vestibular. A UFGD está com cinco vestibulares em andamento, com inscrições abertas até 14 de dezembro para a maioria dos cursos. A inscrição é feita pela internet,  a taxa é de R$ 100 e pode ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU-COBRANÇA), em qualquer agência bancária, durante o expediente do banco.

O maior vestibular é o geral, para 33 cursos de graduação (982 vagas). Há ainda, o processo seletivo da Faculdade de Educação a Distância (PSEaD), com quatro cursos (700 vagas),  e três vestibulares específicos para as licenciaturas em Educação do Campo (60 vagas), em Letras-Libras (30 vagas) e Intercultural Indígena – Teko Arandu (70 vagas).

Aproximadamente 50% das vagas de cada curso são para ampla concorrência e a outra metade é reservada para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública.

Juntos, os vestibulares irão selecionar candidatos interessados nas mais variadas profissões, por meio dos cursos de: Administração, Agronomia, Artes Cênicas, Biotecnologia, Ciências Biológicas (presencial e a distância), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física (presencial e a distância), Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física (presencial e a distância), Geografia, Gestão Ambiental, História, Letras, Letras-Libras (Bacharelado e Licenciatura a distância), Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura Intercultural Indígena – Teko Arandu, Matemática, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (a distância) e Zootecnia.

A maioria das provas dos vestibulares serão realizadas no dia 7 de fevereiro. Mas, é importante lembrar que cada processo seletivo tem sua data de provas de redação e objetiva, e também diferentes cidades que irão sediá-la. Antes de se inscrever no vestibular é importante que o candidato leia bem o edital de seleção, para conferir com certeza o dia e local de prova para o curso que escolheu.

O editais com todas as informações sobre os vestibulares estão publicados na página: https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/centro-de-selecao/selecao-na-ufgd
As dúvidas podem ser solucionadas por meio de mensagem para o e-mail: vestibular@ufgd.edu.br ou pelo Whatsapp nos números: (67) 99298-6974 / 99332-4046, com expediente das 7h às 17h.

A relação dos cursos de residência, mestrado e doutorado pode ser acessada em: https://portal.ufgd.edu.br/portal/menu/pos-graduacao#mestrado

Jornalismo ACS-UFGD

vestibular

ufgd