acessibilidade

Início do conteúdo da página
Outubro
15
2021

Incubadoras da UFGD selecionam propostas de novos empreendimentos solidários, tecnológicos e culturais

  Atualizada: 15/10/2021

ufgd
Divulgação

 

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está com inscrições abertas para a seleção de propostas de novos empreendimentos em suas três incubadoras: Incubadora Cultural EKOÁ, Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) e Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFGD – GDTec.

 

Em geral, as incubadoras oferecem apoio técnico e gerencial necessário para o desenvolvimento dos empreendimentos, através de capacitações, assessoramento e consultorias técnicas. 

 

As propostas poderão ser selecionadas nas modalidades residentes e não residentes, considerando a disponibilidade de espaço físico na Divisão de Incubadoras da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, localizada na Unidade 2 da UFGD (Cidade Universitária). Cada incubadora possui quantidade de vagas e requisitos específicos para a seleção dos projetos.

 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 21 de outubro, com o envio de documentação (listada nos editais) para o e-mail: proex.divin@ufgd.edu.br. As comissões avaliadoras farão a análise dos projetos e agendarão entrevistas com os proponentes. 

 

Todos os procedimentos estão definidos nos editais de seleção publicados em:  

EKOA - https://editais.ufgd.edu.br/processo/242/PROEX

ITESS -  https://editais.ufgd.edu.br/processo/243/PROEX

GDTec - https://editais.ufgd.edu.br/processo/244/PROEX.

 

QUEM PODE SE CANDIDATAR
 

Poderão ter seus empreendimentos incubados junto a Incubadora Cultural EKOÁ: Profissionais artistas que necessitem de apoio para o desenvolvimento de seus produtos ou serviços; Empresas de micro e pequeno porte que atuam na cadeia produtiva da cultura e da arte, além de áreas relacionadas ao turismo, eventos, esporte e lazer; Estudantes e/ou professores com pesquisas em desenvolvimento de produtos e serviços para a cadeia produtiva da cultura e da arte, turismo, eventos, esporte e lazer que tenham interesse em constituir empresa para desenvolver profissionalmente o produto ou serviço em questão. 

 

Já para os programas de pré-incubação e incubação da  Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) poderão participar da seleção os interessados que apresentarem propostas de formação de empreendimentos sociais e solidários, prefencialmente associados às áreas agrárias e da saúde. Os empreendimentos sociais e solidários estão definidos no edital como aqueles que estão inseridos numa realidade “excluída”, socialmente ou economicamente. Portanto, seriam organizações capazes de garantir a melhoria de qualidade de vida e geração de renda a grupos vulneráveis socioeconomicamente.

 

Também relacionadas às áreas das ciências agrárias e da saúde, o foco da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFGD – GDTec está, por sua vez, nos projetos para formação de empresas de produtos ou prestação de serviços, que se utilizam da aplicação sistemática dos conhecimentos científicos e tecnológicos para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços.

 

SAIBA QUAIS SÃO OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELAS INCUBADORAS

 

A Incubadora Cultural EKOÁ oferecerá os seguintes serviços para os programas de pré-incubação e de incubação: 

1. Permissão de uso de uma sala exclusiva ou compartilhada, condicionado à existência de espaço físico nas dependências da EKOÁ, exceto para os casos que se enquadrarem na modalidade não residente; 

2. Infraestrutura para uso compartilhado, tais como: acesso à internet, limpeza das áreas comuns, sanitários, sala de reunião;

3. Intermediação da interação com as unidades de ensino e pesquisa da UFGD para acesso a informações científicas, serviços tecnológicos e projetos de pesquisa; 

4. Orientação para elaboração e encaminhamento de projetos para captação de recursos junto a agências de fomento; 

5. Orientação para apresentação de projetos a investidores; 

6. Orientação em Propriedade Intelectual; 

7. Orientação para elaboração e/ou atualização do plano de negócio; 

8. Promoção de capacitação em gestão financeira, marketing, planejamento, produção e operações. 

 

A Incubadora de Tecnologias Sociais e Solidárias (ITESS) oferece os seguintes serviços para os programas de pré-incubação e de incubação: 

a) Permissão de uso de uma sala exclusiva ou compartilhada, condicionado à existência de espaço físico nas dependências da ITESS, exceto para os casos que se enquadrarem na modalidade não residente;

b) Infraestrutura para uso compartilhado, tais como: acesso à internet, limpeza das áreas comuns, sanitários, sala de reunião e auditório com área para reuniões;

c) Intermediação da interação com as unidades de ensino e pesquisa da UFGD para acesso às informações científicas, serviços tecnológicos e projetos de pesquisa;

d) Orientação para elaboração e encaminhamento de projetos na captação de recursos junto a agências de fomento.

 

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFGD – GDTec oferece os seguintes serviços para os programas de pré-incubação e de incubação: 

1. Permissão de uso de uma sala exclusiva ou compartilhada, condicionado à existência de espaço físico nas dependências da GDTec, exceto para os casos que se enquadrarem na modalidade não residente. 

2. Infraestrutura para uso compartilhado, tais como: acesso à internet, limpeza das áreas comuns, sanitários, sala de reunião. 

3. Intermediação da interação com as unidades de ensino e pesquisa da UFGD para acesso a informações científicas, serviços tecnológicos e projetos de pesquisa. 

4. Orientação para elaboração e encaminhamento de projetos para captação de recursos junto a agências de fomento. 

5. Orientação para apresentação de projetos a investidores. 

6. Orientação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. 

7. Orientação para elaboração e/ou atualização do plano de negócio. 

8. Promoção de capacitação em gestão financeira, marketing, planejamento, produção e operações.

 

Dúvidas e outras informações podem ser obtidas na Divisão de Incubadoras da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, pelo do e-mail: proex.divin@ufgd.edu.br.

 

Jornalismo ACS/UFGD

 



    Fotos