Direito socioambiental e luta pela terra são temas de livro publicado pela UFGD

Atualizada: 06/05/2021
A obra coletiva Direito Socioambiental e a Luta pela Terra e Território na América Latina é a primeira publicação de grande impacto do “Grupo de Pesquisa Luta pela Terra: perspectivas contra-hegemônicas na América Latina”, liderado pela professora Thaisa Held e pelo professor Tiago Botelho, organizadores do livro e professores do Curso de Direito da FADIR/UFGD.

Os capítulos que compõem o livro foram escritos por pesquisadores das mais diversas localidades do Brasil e, também, internacionais, trazendo à discussão temas relacionados à proposta em diversos aspectos, oferecendo ao leitor uma rica experiência de conhecimento sobre os sujeitos e os direitos envolvidos nas lutas por terra e território. Assim, povos indígenas, comunidades quilombolas, trabalhadores rurais, ribeirinhos, mulheres e homens que lidam com a terra e território e suas implicações cotidianas, como os conflitos socioambientais, são os temas mais abordados.

De acordo com Thaisa e Tiago, os relatórios Conflitos no Campo, publicados anualmente pela Comissão Pastoral da Terra, mostram que são crescentes os ataques aos quilombolas, indígenas e trabalhadores do campo. Em Dourados - município de Mato Grosso do Sul onde os organizadores do livro são testemunhas das cotidianas violações de direitos contra os Guarani e Kaiowás - a violência é cada vez maior: logo no início de 2020, cerca de 180 famílias indígenas sofreram ataques por seguranças de fazendeiros, deixando sete indígenas feridos, incluindo uma criança. “Em um momento de ataques também às Universidades, sobretudo às públicas, a materialização desta obra coletiva é um ato de resistência e torna claro o necessário posicionamento dos organizadores e autores”, reforçam.

SAIBA MAIS

O “Grupo de Pesquisa Luta pela Terra: perspectivas contra-hegemônicas na América Latina” iniciou suas atividades em fevereiro de 2019 e tem como equipe docentes e acadêmicos da graduação e pós-graduação, não só da área do Direito, mas também da Geografia, História e Antropologia, com membros pesquisadores da comunidade acadêmica da UFGD e de outras instituições de ensino. O principal objetivo é discutir temas relacionados à terra e aos sujeitos que por ela lutam, como trabalhadores rurais sem terra, comunidades quilombolas, tradicionais e povos indígenas.

O livro foi publicado pela Editora Liberars e pode ser adquirido pelo link: https://www.liberars.com.br/direito-socioambiental-e-a-luta-contra-hegemonica-pela-terra-e-territorio-na-america-latina.

O lançamento foi realizado com recursos do edital PROPP nº 14/2019, referente ao Programa de Apoio à Pesquisa da UFGD. O objetivo do edital é expandir as atividades de pesquisa, ampliar a produção científica de qualidade e fortalecer os programas de pós-graduação da Universidade.

Participaram da seleção os servidores efetivos da UFGD (professores e técnicos) coordenadores de projetos de pesquisa cadastrados na Coordenadoria de Pesquisa. O orçamento total disponível era de R$ 305.000,00 e poderia financiar manutenção de equipamentos laboratoriais, materiais de consumo, serviços de tradução, revisão e versão, publicações de artigos e livros, inscrições em eventos.

Jornalismo ACS/UFGD

Direito socioambiental e a luta pela terra
Capa